A Biblioteca Pública Municipal Aurélio Camilo, um dos pilares culturais de Nova Serrana (MG), completou 54 anos em 13 de maio de 2024. Para marcar o aniversário, a instituição tem desenvolvido uma série de projetos que valorizam a literatura local, a memória cultural e o patrimônio imaterial da cidade, com um foco especial na temática “Afromineiridade” proposta pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT-MG) para este ano.
Segundo a Bibliotecária Márcia Máximo (CRB-6/1971), o primeiro grande evento de 2024 foi “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas”, realizado em março. Durante a Noite, a capoeira, uma das expressões culturais mais emblemáticas da afromineiridade, foi o tema central. O Mestre Di, mestre de capoeira, conduziu um bate-papo enriquecedor sobre a capoeira, e o público teve a oportunidade de interagir e apreciar apresentações de grupos de capoeira de todas as idades. “Além disso, a biblioteca apresentou uma exposição de obras de escritores locais e mineiros, que pôde ser visitada por alunos e pela comunidade durante um período prolongado”, contou a profissional.
Em abril, a biblioteca sediou a IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura, destacando a exposição “Raízes e Palavras: Afromineiridades nas Minas e nas Gerais”. O evento apresentou textos de escritores locais e promoveu discussões sobre a influência da afromineiridade na literatura e na tradição oral. “A exposição destacou a importância dos escritores afro-mineiros e suas contribuições para a literatura regional”, finalizou a Bibliotecária.
A roda de conversa “A Influência da Afromineiridade na Literatura” foi outra programação da Semana, conduzida pelo professor de Língua Portuguesa e fundador do De(s)coloniza, Natan Oliveira. A palestra focou na presença afro na literatura mineira, com ênfase nas escritoras Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo. O evento, voltado para alunos do 9º ano, também incluiu apresentações musicais com temática afro e depoimentos sobre preconceito racial, proporcionando um espaço de reflexão e diálogo.
Para celebrar os 54 anos da biblioteca, foi realizada, em maio, a Noite Mineira de Bibliotecas, com um sarau poético. O evento contou com a participação de escritores locais e com a apresentação do grupo de Congado Nossa Senhora do Rosário, que emocionou o público com sua rica herança cultural. A história dos grupos de reinado da cidade também foi destacada na exposição.
Também em maio, a biblioteca, em parceria com a Conexão Afro, promoveu a roda de conversa “13 de maio – A História que Não Te Contaram”, com o Mestre Di. Este evento foi direcionado aos alunos do 8º e 9º ano e proporcionou um espaço de interação e aprendizado sobre a importância da data e a história afro-brasileira.
Além dos eventos especiais, a biblioteca desenvolve projetos permanentes que atendem às necessidades educacionais e culturais da comunidade. Entre eles, estão as visitas guiadas para a hora do conto, a oficina de xadrez, o projeto de reforço e incentivo à leitura, aulas de informática básica, o clube de leitura “Retalhos Literários” e as atividades durante as férias escolares. Em 2023, a biblioteca foi ampliada com a adição de um andar superior, que inclui um auditório, espaço para exposições e o “Memorial da Biblioteca”.
Os projetos da Biblioteca Pública Municipal Aurélio Camilo têm contribuído significativamente para a valorização da produção literária local e o reconhecimento cultural da cidade. A participação em editais tem possibilitado a ampliação do acervo e a aquisição de novos equipamentos, como computadores. A biblioteca também é pontuada anualmente no ICMS Patrimônio Cultural, programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais, por meio da Declaração de Acervos Culturais, reforçando seu papel essencial na preservação e promoção do patrimônio cultural de Nova Serrana.
A coordenadora da biblioteca, Márcia Máximo, ainda destaca que “os projetos são fundamentais para a visibilidade da Biblioteca e sua importância cultural para a cidade. Continuaremos a investir em iniciativas que promovam a literatura, a cultura e a educação para todos os nossos cidadãos”. Segundo ela, a Biblioteca Pública Municipal Aurélio Camilo segue como um farol de conhecimento e cultura em Nova Serrana, celebrando sua trajetória com um compromisso contínuo de enriquecer a vida cultural e educacional da comunidade.
Letramento racial
O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) instituiu o tema do letramento racial para ser trabalhado por todos os 14 Conselhos Regionais de Biblioteconomia do Brasil ao longo do ano. O assunto foi pauta da edição n. 88 do Boletim da Biblioteconomia.