O Município de Aracruz, no Espírito Santo, após ser fiscalizado em setembro de 2023 e julgado em dezembro do mesmo ano pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), convocou três novos Bibliotecários aprovados em concurso público para assumir o cargo em bibliotecas municipais (públicas e escolares). A convocação dos profissionais é resultado de um acordo celebrado entre o Conselho e a Prefeitura Municipal.
Entretanto, apenas uma profissional compareceu para tomar posse. De acordo com a secretária de Educação do município, Jenilza Spinassé Morellato, somente a candidata aprovada em segundo lugar atendeu a convocação. As outras duas candidatas solicitaram prorrogação de posse, que foi concedida para o final de maio. O não comparecimento até esse prazo tornaria sem efeito as convocações e a administração pública procederia com uma nova chamada do concurso. Até o presente momento, no entanto, o CRB-6 não foi notificado sobre as novas nomeações.
O coordenador do Setor de Fiscalização, Dr. Mário Garrido, informou que a Comissão de Fiscalização notificará a Secretaria Municipal de Educação de Aracruz para que seja apresentada a comprovação de posse dos dois Bibliotecários faltantes. “Caso haja negativa do requerimento, tomaremos as medidas cabíveis para aplicar a multa que foi imposta em sessão de julgamento, quando da fiscalização das escolas municipais e da biblioteca pública municipal”.
Entenda o caso
O CRB-6 esteve na cidade capixaba de Aracruz em setembro de 2023, onde fiscalizou a Biblioteca Pública Municipal Eugênio Antônio Bitt e três escolas municipais, todas irregulares à época. Três meses depois, o CRB-6 julgou o município que, por sua vez, estava com um concurso público em andamento. Dessa forma, o CRB-6 concedeu um prazo de quatro meses para que a Prefeitura regularizasse suas bibliotecas por meio da contratação de três Bibliotecários. Passado o prazo, o município realizou a convocação para nomeação dos três profissionais, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM) em 26 de março de 2024. Apenas uma Bibliotecária, porém, compareceu para tomar posse.
Conheça a nova Bibliotecária de Aracruz
Fernanda Vago Moschem (CRB-6/1003ES), Bibliotecária nomeada, assumiu o cargo em 16 de abril, lotada na Biblioteca Pública Municipal Eugênio Antônio Bitti, no centro de Aracruz, e falou com o CRB-6 sobre o processo de contratação.
“Eu era auxiliar de biblioteca pela Prefeitura de Aracruz. Então, esse é meu primeiro emprego como Bibliotecária. No momento, estou fazendo um inventário. O último foi feito há muito tempo. Em seguida, vou migrar para um novo software de gerenciamento de biblioteca. O atual está com defeito e pode parar de funcionar. Tem muito trabalho acumulado, por ficar tanto tempo sem Bibliotecário. Então, estou arrumando a casa por enquanto. Como estou sozinha, está sendo um processo lento. No futuro, pretendo fazer algumas mudanças físicas na biblioteca e retornar com as atividades culturais”, declarou ela.
A profissional contou, também, como foi a sua recepção. “Foi muito boa. Eu já conhecia a equipe, pois frequentava a biblioteca como leitora”. Em seguida, ela declarou que o CRB-6 é essencial para o exercício legal do profissional de biblioteconomia. “Vejo a atuação do Conselho como fundamental para a profissão do Bibliotecário, pois garante nossos direitos através das fiscalizações”, finaliza.