No dia 22 de outubro de 2025, foi reinaugurada a Biblioteca do Legislativo da Câmara Municipal de Poços de Caldas, em Minas Gerais. A cerimônia contou com a presença de vereadores, servidores, Bibliotecárias do município, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Secretaria Municipal de Cultura, do Instituto Moreira Salles e integrantes dos clubes de leitura “Leiam Mulheres Negras”, “Leiam Mulheres” e “Clube do Livro IFSULDEMINAS”.
Fundada em 2014, a biblioteca passou por um processo de reestruturação e agora retoma oficialmente suas atividades como espaço de pesquisa e apoio institucional. Seu acervo reúne mais de 4 mil exemplares, com destaque para obras das áreas de Direito, Ciências Sociais, Filosofia e História.
A Bibliotecária Jordana Calixto de Faria (CRB-6/2795) é a responsável pelo acervo, e conta sobre os planos futuros para integrar a população à biblioteca: “A Biblioteca do Poder Legislativo de Poços de Caldas, está subordinada à Escola do Legislativo, que desenvolve vários projetos em promoção da educação cidadã: política, social, cultural, entre outros. Logo, a biblioteca serve de suporte informacional para esses projetos. Apesar dos projetos já existentes, tem estudo para viabilizar novos projetos, mais relacionados à biblioteca que integrem a Escola. Além disso, a biblioteca poderá ser incluída no roteiro de Turismo Literário Sul-Mineiro, através do Museu das Oraturas e Literaturas do Sul de Minas Gerais, por um tipo específico de literatura [embora bem reduzida] que compõe o acervo. Já existem algumas manifestações de usuários sobre o interesse do que seja interessante para este público, mas, por se tratar de uma biblioteca jurídica, faz-se necessário um estudo mais específico dessa comunidade”.




