Entre os dias 6 e 10 de outubro de 2025 a Bibliotecária-fiscal Orfila Maria Mudado (CRB-6/756) visitou as cidades de Carmo do Cajuru e Divinópolis no estado de Minas Gerais, com o objetivo de realizar as fiscalizações para garantir que todas as instituições estejam de acordo com a lei vigente.
Na cidade de Carmo do Cajuru, foram fiscalizadas uma biblioteca pública e uma escola municipal. No momento da visita ambas instituições estavam sem a presença de um Bibliotecário responsável pelo espaço.
Na cidade de Divinópolis, foram visitadas no total 14 instituições, sendo, 10 escolas municipais, 3 colégios privados e uma faculdade privada. Nos colégios privados, uma tinha o profissional habilitado, outra não tinha biblioteca e a última não tinha o profissional Bibliotecário. Na instituição de ensino superior também foi constatado que existia um Bibliotecário responsável pelo espaço mas não estava presente nos horários de funcionamento do espaço. Nas instituições públicas, duas não tinham bibliotecas e o restante não contava com a presença do profissional habilitado.
Todas as instituições de ensino que apresentaram irregularidades, com a ausência do profissional habilitado, foram autuadas pelas supostas afrontas à legislação que disciplina o exercício da profissão de Bibliotecário. O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) faz votos que haja sensibilização dos gestores para o provimento de mais profissionais Bibliotecários nas unidades de ensino.




