Por trás de decisões técnicas, pareceres jurídicos e estratégias de sustentabilidade, há um trabalho silencioso e essencial de mediação da informação. É nesse universo que atua Cláudia Doriana Silveira (CRB-6/2603), há mais de 20 anos na Ius Natura – empresa de Belo Horizonte (MG) especializada em consultoria jurídica nas áreas ambiental, de saúde e segurança do trabalho, responsabilidade social, entre outras.
Sua trajetória é marcada pela constância e pela satisfação de quem sabe ter feito a escolha certa. “Estou trabalhando há mais de 20 anos em uma mesma empresa. Pelo fato de estar há tanto tempo em um mesmo lugar, isso traz muita satisfação. Por isso, acho que fiz a escolha certa.”
Na rotina, Cláudia está imersa no desafio contemporâneo de mediar o acesso à informação, um bem precioso que pode fazer a diferença entre a dúvida e a decisão, entre o atraso e a agilidade. “A minha área de atuação hoje está relacionada com informações, em como ter acesso a elas. Os principais desafios que tenho enfrentado estão relacionados com o uso da inteligência artificial.” Ainda assim, acredita no potencial dos Bibliotecários para se adaptarem e contribuírem diante desse novo cenário: “Acho que os Bibliotecários podem aprender e contribuir muito com a IA.”
O impacto do seu trabalho vai além da organização de dados: é sobre resolver, facilitar, servir. “Meu trabalho ajuda muito as pessoas, no sentido de conseguir resolver acesso a informações de forma rápida. Ser Bibliotecário é conseguir encontrar soluções para acesso à informação.”
Mesmo com a rotina intensa e os muitos papéis que desempenha, ela reconhece a importância de estar vinculada a uma entidade que valorize a profissão: “Não tenho muito contato com o CRB. Mas acho o trabalho de fiscalização muito importante.”
Discreta, comprometida e apaixonada pelo que faz, Cláudia traduz bem uma das muitas faces da Biblioteconomia: aquela que conecta, organiza e traduz a complexidade dos dados em acesso concreto, uma ponte silenciosa entre o conhecimento e as decisões que moldam o mundo.