A Fundação Dom Cabral (FDC) divulgou um processo seletivo para contratação de um Bibliotecário fluente na língua inglesa para atuar como coordenador de uma biblioteca universitária.
A organização é reconhecida como uma das melhores escolas de negócios do mundo e incentiva a inscrição de pessoas negras, de pessoas com deficiência e de pessoas LGBTQIA+.
A instituição busca profissionais com experiência em gestão de bibliotecas, em captação de recursos públicos e privados, em gestão de publicações na plataforma Lattes, nas bases Scielo, Spell e EBSCO, além dos portais Research Gate, Google Scholar e Amazon para recuperação de informações e dados de publicações técnicas para relatórios dos rankings e certificações.
Também é necessário ter experiência em compras, ter conhecimento em software de gerenciamento de acervo (preferencialmente o sistema Pergamum) e em formatação de referências bibliográficas utilizando APA e ABNT. Além disso, é preciso ter conhecimento em Power BI, em formato MARC21, CDU e AACR2, sendo desejável ter conhecimento em linguagens de programação (R, Phython e SQL).
Entre as diversas atribuições, o Bibliotecário selecionado irá liderar a execução dos projetos estratégicos, supervisionar as operações das bibliotecas – incluindo orçamento, recursos humanos, políticas e procedimentos -, desenvolver políticas de desbastamento e descarte e elaborar planos de ação para atingir as metas estratégicas da instituição.
O profissional irá trabalhar de forma híbrida, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 17h30, na unidade de Alphaville, em Nova Lima.
Para se candidatar, é necessário possuir registro no Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) e estar em dia com o pagamento da anuidade.
Os interessados devem se cadastrar aqui.




