As escolas municipais da cidade de Serra, no Espírito Santo, foram fiscalizadas pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) nos dias 25 e 26 de outubro de 2022, autuadas e passaram por julgamento no dia 5 de dezembro ocasionando uma multa de R$ 240.000,00, como já divulgado pelo Conselho. Em razão dessas ações, a Secretaria Municipal de Educação enviou um ofício de resposta ao CRB-6 informando sobre a contratação temporária de profissionais até que seja realizado concurso público.
Segundo a Secretaria, a mesma “aguarda realização de concurso público, por meio da Secretaria Municipal de Administração, objetivando preencher as vagas destinadas ao cargo de Bibliotecário existentes. Findo esse processo, com a divulgação de aprovados, o Município irá proceder a chamada de profissionais Bibliotecários para atendimento às unidades de ensino da rede municipal da Serra que possuem biblioteca no limite das vagas existentes para o cargo de Bibliotecário”.
Além disso, a Secretaria Municipal de Educação afirma já ter solicitado a contratação temporária de seis Bibliotecários para atuação nas bibliotecas das unidades de ensino, até que o concurso seja realizado.
O presidente do CRB-6, Álamo Chaves (CRB-6/2790), comemora a decisão, mas com ressalvas. “Conselhos não podem interferir no tipo de contratação entre profissional e entidade. Nosso desejo é que o concurso público com vagas para Bibliotecários já tivesse sido realizado. Entretanto, no setor público tudo geralmente é demorado. Neste caso, a contratação temporária de seis Bibliotecários até a realização de um concurso com um número maior de vagas é muito bem-vinda. É importante ressaltar que o Conselho ampliou as fiscalizações no Espírito Santo e este é um dos muitos resultados positivos que virão por ai”.