Em Itabirito, a Biblioteca Pública Municipal Professor D’Aúlas preserva e dissemina a história local e fomenta o gosto pela leitura e o conhecimento
Fundada em 1949, em Itabirito, a Biblioteca Pública Municipal Prof. D’Aúlas é a mais antiga do Estado de Minas Gerais e, por isso, já foi frequentada por diversas e diferentes gerações de moradores Esse pioneirismo foi a base de uma trajetória marcada por uma rica troca de memórias e histórias, entre o espaço e as comunidades da região.
A bibliotecária Mariza Barros Tassar (CRB-6/1479) lista alguns projetos que estão sendo desenvolvidos no espaço. Organizada pela biblioteca com a ajuda de diversas instituições, em 2015 a Feira do Livro chegou à 11ª edição. Nos cinco dias do evento, cerca de cinco mil alunos receberam um vale-livro no valor de R$ 20. Os professores também foram agraciados com R$ 50. Segundo Mariza, a participação das cidades vizinhas foi muito gratificante. “Alunos de municípios como Mariana, Ouro Preto, Santa Rita, Diogo de Vasconcelos, entre outros, participaram do evento. Isso é ótimo porque nos estimula a fazer mais ações como essa”, conta.
Para cativar os leitores infantis, a biblioteca também promove, em parceria com a Escola Técnica de Teatro de Itabirito, a “Hora do Conto”. O objetivo é levar para o espaço alunos da rede municipal e estadual e também privada. A aceitação do público, segundo a bibliotecária, se deve a dois fatores principais: “Estamos em uma área central, e a comunidade já conhece a instituição há muito tempo. Fazemos parte da vida dos habitantes de Itabirito.”
Outra ação desenvolvida pela biblioteca é o “Ponto do Livro” – neste caso, a ideia foi inspirada em uma iniciativa que está dando certo em Belo Horizonte. “Nós montamos uma estrutura com livros em alguns pontos de ônibus do município. Assim, as pessoas podem levar as obras para casa sem nenhuma burocracia”. Para a manutenção dos espaços, os funcionários da biblioteca contam com a ajuda dos moradores, que contribuem com a preservação e dão apoio para que tudo funcione corretamente.
Mariza diz que as diversas ações realizadas pela biblioteca visam proporcionar o acesso ao livro. “Temos que incentivar a leitura como instrumento de cidadania. A função da biblioteca deve ser despertar a paixão pela leitura. É isso que tentamos fazer aqui”, finaliza.
Serviço
Praça Doutor Guilherme – Complexo Turístico da Estação – Itabirito (MG)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Telefone: (31) 3561-1922








