O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem por meio deste comunicar e esclarecer os fatos sobre as recentes abordagens indevidas recebidas por Bibliotecários de uma suposta instituição de ensino.
No mês de agosto, os canais de comunicação oficial do CRB-6 receberam relatos de Bibliotecários que foram contatados por uma empresa que se identificou como Faculdade Bookplay, alegando uma suposta parceria com o CRB-6 e a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) para oferecer descontos em cursos e bolsas.
O CRB-6 esclarece os seguintes pontos:
- Ausência de parceria:O CRB-6 não possui qualquer vínculo, convênio ou parceria com a Faculdade Bookplay ou com a Secretaria Estadual de Educação para a oferta de cursos, descontos ou qualquer tipo de benefício. As únicas parcerias oficiais do Conselho são divulgadas no sítio eletrônico, na seção Parceiros.
- Uso indevido do nome do Conselho:A utilização do nome do CRB-6 nas abordagens é completamente falsa e foi feita sem qualquer autorização. Tais ações visam induzir os profissionais a acreditarem em uma parceria inexistente, o que configura uso indevido da imagem do Conselho. Dessa forma, solicitamos aos profissionais que forem abordados para ignorar qualquer contato e, se possível, encaminhar os dados telefônicos, e-mail ou material para o nosso canal de comunicação para futuras medidas a serem adotadas: crb6@crb6.org.br
- Segurança dos dados dos profissionais:Após os relatos, foram tomadas medidas imediatas para investigar a origem dos dados pessoais mencionados nas abordagens (como nome completo, nome dos pais, endereço e número de registro no Conselho). Solicitamos uma auditoria completa em nossos sistemas de tecnologia da informação. A análise, realizada por empresa RGA Informática e validada pela empresa Spiderware Informática (SPW), responsável pela nossa plataforma de serviços online, não encontrou qualquer evidência de invasão, vazamento ou extração de dados das nossas bases. A integridade de nossas informações foi confirmada.
- Ações do CRB-6:Em resposta a essa situação, o Conselho:
- Contatou a empresa de RGA Informática e a Spiderware Informática (SPW) para realizar uma investigação completa e garantir a segurança dos dados;
- Solicitou à Faculdade Bookplay um posicionamento oficial sobre as abordagens e a confirmação de que não há qualquer parceria conosco, para que possamos tomar as medidas jurídicas cabíveis;
- Preparou um dossiê com todas as informações e evidências coletadas para encaminhar o caso à Assessoria Jurídica, a fim de proteger os direitos e a segurança dos Bibliotecários.
Alertamos a todos que, em caso de novos contatos com teor semelhante, desconsiderem as informações e, se possível, nos informem o ocorrido, incluindo capturas de telas e gravações, para fortalecer nosso processo de apuração.
O CRB-6 reafirma seu compromisso com a proteção dos dados e a segurança de todos os profissionais inscritos, tomando todas as providências necessárias para resolver essa situação.