O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem como um dos seus objetivos garantir que toda população dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, tenham acesso a informação de qualidade e um Bibliotecário responsável pelas bibliotecas de diversas instituições. Realizamos as visitas fiscalizatórias com dedicação e como reflexo da nossa atuação, novos profissionais estão sendo contratados para trabalhar nesses espaços.
A Bibliotecária Márcia de Lurdes (CRB-6/1082) foi contratada pelo Município de Venda Nova do Imigrante, no estado de Espírito Santo, para gerir a a Biblioteca Pública Municipal Professor Benito Caliman. Após 27 anos atuando como agente administrativa na unidade, sua vivência cotidiana e o compromisso com a formação cidadã a levaram a um novo capítulo: a graduação em biblioteconomia. Em dezembro do último ano, ela assumiu a função de coordenadora da biblioteca, trazendo consigo o peso da experiência técnica e o frescor da formação acadêmica.
Ao assumir a função, encontrou um cenário de baixa movimentação, com menos de 30 usuários atendidos ao mês, com sua experiência com ferramentas de gestão e mediação literária, a mudança foi imediata. Segundo Márcia, “foi realizada uma reorganização do fundo da biblioteca, com foco no atendimento às escolas do município. Para isso, foi criado um cenário específico, estruturado um cronograma de contação de histórias, providenciado figurino adequado às atividades e elaborados convites encaminhados às unidades escolares por meio de seus e-mails institucionais. Como resultado dessas ações, a agenda de atendimentos foi rapidamente preenchida, passando a receber diariamente três turmas no período da manhã e três no período da tarde. Ao final do mês, a biblioteca registrou um total de 782 usuários atendidos”, afirmou.
Com o objetivo de manter a biblioteca em um ambiente vivo, a Bibliotecária tem planos para o futuro. Ela pensa em projetos como ações de incentivo à leitura, mediação literária, contação de histórias, organização do acervo e fortalecimento da biblioteca como espaço cultural, educativo e de convivência da comunidade.
Para a profissional, o maior desafio da educação atual é o desinteresse pela leitura. Diante desse cenário, Márcia pretende “enfrentar esses desafios por meio de ações de incentivo à leitura, mediação literária, acolhimento dos estudantes e aproximação da biblioteca com a comunidade escolar e familiar”.
Com a nova titulação, a coordenadora reconhece a importância da regulamentação. Segundo ela, o CRB-6 exerce um papel essencial na fiscalização e na defesa das atribuições privativas do Bibliotecário, garantindo que a sociedade reconheça o valor técnico de quem gere a informação.




