No dia 7 de outubro de 2025, a Bibliotecária-fiscal Jozane Pacheco (CRB-6/3733) esteve na cidade de Venda Nova do Imigrante (ES) para realizar visitas de fiscalização com o objetivo de verificar o cumprimento da legislação que regulamenta o exercício da profissão de Bibliotecário.
Ao todo, foram fiscalizadas quatro instituições: 02 colégios particulares, 01 biblioteca pública municipal e 01 escola pública municipal. Em todas, foi observada a ausência de Bibliotecário responsável técnico no momento da visita.
As instituições foram autuadas e orientadas sobre a necessidade de regularização, conforme determina a Lei nº 9.674/98, que estabelece a obrigatoriedade da presença de Bibliotecário nas bibliotecas públicas e escolares.
O coordenador do Setor de Fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Dr. Mário Garrido (OAB-MG/160.403), destacou a importância do diálogo e do papel educativo das ações de fiscalização. “O CRB-6 espera que as instituições procurem o CRB-6 para regularizar a situação e se coloca à disposição para dialogar sobre a importância do Bibliotecário na condução das bibliotecas públicas e escolares”, relatou Mário.
Primeiros resultados
Após ação fiscalizatória do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), um colégio particular abriu processo seletivo para contratação de Bibliotecário, com o objetivo de regularizar a situação da biblioteca escolar da instituição.
O profissional atuará 20 horas semanais. Além do salário, a escola oferece vale-alimentação de R$ 490,00 e 30% de desconto na mensalidade para filho.
Para concorrer à vaga, é necessário possuir registro ativo e estar em dia com o pagamento da anuidade do CRB-6.
Os interessados devem enviar a Certidão de Regularidade emitida pelo Conselho e o currículo atualizado para o e-mail coopeducar@hotmail.com, aos cuidados da Sra. Eliane Antoniazi.




