A Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG) promoveu uma discussão sobre o tema “Ações bibliotecárias em prol da acessibilidade: rumo à biblioteca inclusiva no século XXI”, no dia 9 de novembro. O evento também deu visibilidade à publicação do livro “Acessibilidade em Bibliotecas: ações inclusivas”.
O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6), Álamo Chaves (CRB-6/2790), participou da abertura do evento e contou sobre os próximos passos do Conselho nessa retomada gradual à vida normal, já que a vacinação e, consequentemente, a queda nos números de contaminados, permitem o retorno de algumas atividades. Também participaram da mesa de abertura os Bibliotecários Jorge Kroll do Prado, presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB) e Maria Elizabeth de Oliveira da Costa (CRB-6/1503), presidente da ABMG.
Durante a live, ocorreram quatro palestras: “A consciência espacial na acessibilidade”, com Isabella Corrêa Dias Amarante; “O Setor Braille da BPEMG e o serviço de voluntários”, com Gildete Aparecida de Souza Santos Veloso (CRB-6/2884); “Bibliotecas inclusivas sem barreiras”, com Janicy Aparecida Pereira Rocha; e “O profissional da informação e o Transtorno do Espectro Autista”, com Vinicius Alves dos Santos. As falas dos palestrantes foram seguidas de um momento para elucidação com perguntas e debates, informes da ABMG e a apresentação preliminar do livro, que será lançado em dezembro, pela ABMG Editora, com Samuel Dantas. A mediação foi de Edna Ângelo e a moderação de Mônica Elisque do Carmo.
A proposta do debate incluiu o aprofundamento sobre as estratégias de inclusão a favor da acessibilidade em diferentes modalidades de bibliotecas; reforçar conceitos e a importância da acessibilidade em bibliotecas e fornecer estratégias para Bibliotecários adaptarem suas bibliotecas ao tema da acessibilidade.
Apesar de já ter acontecido, a live continua disponível no canal do Youtube da ABMG. Você também poderá encontrar outros vídeos com discussões da Associação, neste mesmo canal.