Nos dias 04, 07 e 08 de agosto, a Bibliotecária-fiscal Orfila Maria Mudado (CRB-6/756) realizou visitas de fiscalização em 10 instituições de ensino localizadas em Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo. O objetivo foi verificar o cumprimento da legislação que regulamenta a profissão.
Na capital, foram visitadas uma universidade e quatro escolas privadas. Das quatro escolas/centros educacionais, uma estava regular, uma impediu a fiscalização do CRB-6 e duas não contavam com a estrutura da biblioteca na instituição de ensino.
Já em Vila Velha, a fiscalização abrangeu quatro colégios e um centro educacional. Das cinco instituições, duas não tinham biblioteca, uma estava irregular e duas contavam com a atuação do bibliotecário para o seu funcionamento. As outras instituições contavam com a atuação do Bibliotecário para o funcionamento das bibliotecas.
Todas as instituições em situação irregular foram devidamente autuadas pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6).
CRB-6 fiscalizou Alfredo Chaves e Santa Maria de Jetibá
Nos dias 05 e 06 de agosto a Bibliotecária-fiscal visitou as cidades de Alfredo Chaves e Santa Maria de Jetibá. Ao todo foram fiscalizadas sete instituições e três não estavam em conformidade com a legislação e foram autuadas.
O Dr. Mário Diógenes Garrido Eva, destaca a importância das visitas nas cidades de Alfredo Chaves e Santa Maria de Jetibá para reforçar o compromisso do CRB-6.
“A importância de visita nas cidades de Alfredo Chaves e Santa Maria de Jetibá reforça o compromisso do CRB-6 de atender as denúncias e irregularidades que são levadas ao conhecimento da Comissão de Fiscalização em ambos os estados de sua jurisdição.
Esperamos que os gestores das instituições públicas e privadas sintam-se interessados em dialogar conosco para solucionar as irregularidades apontadas e evitar a penalização prevista nos regramentos do Conselho Federal de Biblioteconomia.” Afirma.
Essas ações do CRB-6 reafirmam seu compromisso com a sociedade de garantir que todas as bibliotecas tenham um profissional capacitado para que esses espaços sejam valorizados e a população possa usufruir de todo o potencial.




