O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) realizou fiscalizações em instituições da cidade de Coronel Fabriciano (MG) nos dias 19 e 21 de agosto. As visitas foram conduzidas pela Bibliotecária-fiscal Orfila Maria Mudado (CRB-6/756).
Ao todo, 7 instituições foram fiscalizadas, sendo 4 colégios privados, 2 escolas municipais e 1 biblioteca pública municipal, que se encontra fechada por tempo indeterminado. Três instituições privadas e uma de natureza pública não possuíam bibliotecas, e todas foram devidamente alertadas sobre a irregularidade.
Para o coordenador de Fiscalização do CRB-6, Dr. Mário Garrido (OAB-MG/160.403), a ação revelou a necessidade de maior atenção à legislação vigente. “A fiscalização nas instituições de ensino de Coronel Fabriciano evidencia a falta de conhecimento por parte dos gestores educacionais da legislação federal que determina a obrigatoriedade de bibliotecas escolares. Surpreende-se também com a vista fiscalizatória realizada que a Biblioteca Pública Municipal da cidade está fechada por tempo indeterminado. É preciso que as autoridades locais se sensibilizem pela revitalização do espaço e que o mesmo volte a funcionar para proporcionar acesso irrestrito à cultura e a educação aos moradores de Coronel Fabriciano.”