No primeiro semestre de 2025, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região intensificou as fiscalizações na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Bibliotecária-fiscal Jozane Pacheco (CRB-6/3733) esteve à frente das visitas, que alcançaram diferentes municípios, incluindo Belo Horizonte, Contagem, Betim, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano.
Ao todo, 37 instituições foram fiscalizadas, sendo o maior número em Belo Horizonte com 13 visitas, seguida por Lagoa Santa com 11, Santa Luzia com 6, Contagem com 4, Pedro Leopoldo com 3, em Betim foram 2, Ribeirão das Neves com 2 visitas e Vespasiano com 2.
Durante a fiscalização, foram localizadas cinco instituições sem bibliotecas e houve um impedimento de fiscalização em duas instituições, o que impede a conclusão da ação. Em ambos os casos a Bibliotecária-fiscal Jozane informou os responsáveis os procedimentos legais a serem feitos e reforçou a importância de se ter espaços dedicados à leitura e cultura.
Com essas ações, o CRB-6 garante que a população tenha acesso a informação de qualidade com espaços adequados e profissionais capacitados para o bom funcionamento do local. Reafirmando seu compromisso com a sociedade, cumprindo com as fiscalizações e garantindo acesso à educação de qualidade a toda Minas Gerais e Espírito Santo.




