O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6) preparou diversas ações e surpresas durante o mês do Bibliotecário, como a mensagem carinhosa para os profissionais Bibliotecários, da Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.
A mensagem compartilhou memórias da infância dela e da importância das bibliotecas e do Bibliotecário para a educação e a construção de uma sociedade desenvolvida. O vídeo está disponível no YouTube do CRB-6.
Lives
Além desse vídeo, o Conselho preparou diversos eventos virtuais:
A primeira live aconteceu no dia 10 de março com Ana Araújo, CEO da 4A Consultoria, promovendo uma oficina com o tema Gerenciamento de Projetos para Bibliotecários, mediado pelo presidente do CRB-6, Álamo Chaves (CRB-6/2790)
No dia 11, foi lançado o livro “Políticas Públicas de Acessibilidade nas Instituições de Ensino”, do Bibliotecário Carlos Ceza de Carvalho (CRB-6/1657), mediada por Rosana Trivelato (CRB-6/1889), diretora administrativa do CRB-6.
O presidente do CRB-6 foi convidado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 10ª Região (CRB-10) para falar sobre o tema “Articulação Política na Profissão Bibliotecária: Desafios, Transformação e Lutas”, no dia 15 de março, juntamente com a presidente do Sindicato dos Bibliotecários de São Paulo (SinBiesp-SP), Vera Stefanov. A mediação ficou por conta de Gislene Sapata, presidente do CRB-10
A Universidade de São Paulo (USP) também participou dos eventos por meio do professor Fernando Modesto, abordando o tema “RDA sob os Modelos Conceituais: Remodelando os Bibliotecários de Catalogação”. A mediação ficou por conta da Bibliotecária Carla Floriana (CRB-6/2117).
Júlive Argentina (CRB-6/819 ES), delegada regional do CRB-6 no Espírito Santo, mediou duas lives, sendo a primeira no dia 28 de março, abordando a importância do livro e da leitura nos presídios do ES. O Conselho também recebeu Adriana Isidório – mestranda e bolsista do programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES -, Graciele Sonegheti Fraga – Diretora do Centro Prisional Feminino de Cariacica – e Marcelle da Silva Coelho Queiroz (CRB-6/621 ES) – diretora da Biblioteca Pública do Espírito Santo, coordenadora Estadual do Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBP/ES) e gerente de bibliotecas públicas da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT/ES) para também participarem dessa live.
O último evento envolveu Guylerme Velasco de Souza Figueiredo, doutorando em Informática com ênfase em Modelagem Conceitual e Ontologia pela UFES com o tema “Como as redes sociais mudaram a forma de enxergar as pessoas”, no dia 30 de março.
Se você quiser saber mais sobre o que rolou, acesse os endereços https://4et.us/r99dkf e https://4et.us/r8w5jr