No último dia 26, a deputada federal Fernanda Melchionna convocou, juntamente com outro deputado, uma audiência pública para debater estratégias para a formação de leitores. Bibliotecária de formação, ela defende, desde o requerimento da audiência pública, que a leitura seja um “elemento fundamental para o exercício de direitos humanos”.
A conselheira federal Marta Siena representou o presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) Marcos Miranda, destacando que, iniciar esse debate é muito importante por colocar em foco o papel das bibliotecas escolares e públicas. “Para o CFB, são as bibliotecas a estratégia principal na formação do leitor” e lembrou a importância em retomar a execução do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Mesmo considerando um tempo curto para a discussão, a garantia da continuidade e o discurso dos convidados lembraram aos participantes quais “as mudanças que devem acontecer nas bibliotecas escolares para a formação do leitor, como por exemplo, ter Bibliotecários para prestar serviços de qualidade e formar o estudante para a cidadania”.
Os demais convidados foram um representante do Ministério da Educação (MEC); representante da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (Febab); a secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Nadja Cezar Ianzer Rodrigues; o especialista em políticas públicas de leitura, professor José Castilho Marques Neto da Universidade Estadual Paulista (Unesp); representante da indústria editorial (integrante da Câmara Brasileira do Livro [CBL]) e a representante da União Nacional dos Estudantes (UNE) Bruna Chaves Berlaz.
Para saber mais sobre o debate, acesse .