A Biblioteconomia evolui constantemente, expandindo sua atuação para além das bibliotecas e centros de informação. A gestão de dados, essencial para a tomada de decisões e formulação de estratégias, é uma área onde Bibliotecários têm demonstrado sua expertise em organização, curadoria e tratamento de informações.
Mayra de Oliveira Pereira dos Santos (CRB-6/4114), profissional com sólida experiência em Biblioteconomia, ocupa desde julho de 2023 a função de especialista em dados na Quorum Analytics, plataforma de software que auxilia empresas e organizações na monitorização de legislações, no gerenciamento de campanhas de advocacy e na formulação de estratégias para influenciar políticas públicas.
Com sede em Belo Horizonte (MG), Mayra faz parte de uma equipe predominantemente feminina, composta por oito profissionais, sendo metade delas formadas em Biblioteconomia e a outra metade em Ciências Sociais. Embora a rotina de trabalho seja majoritariamente remota, a equipe se encontra a cada dois meses para reuniões presenciais.
Na Quorum Analytics, Mayra é responsável por tarefas que envolvem a coleta, tratamento e organização de dados essenciais para a plataforma. Ela gerencia registros de contato com entidades governamentais de diferentes países, como os Estados Unidos e a União Europeia, e estrutura bases de dados. Além disso, realiza pesquisas detalhadas para otimizar o processamento de informações e traduz dados de diferentes idiomas para o inglês, garantindo a abrangência global da plataforma.
Outro aspecto importante de seu trabalho é a implementação de melhorias contínuas nos processos da ferramenta, sempre com o objetivo de aprimorar a eficiência e a funcionalidade das soluções de gerenciamento de dados.
Sua trajetória na Quorum Analytics exemplifica como a expertise biblioteconômica pode ser aplicada na análise e no tratamento de dados em ambientes inovadores. Com precisão e qualidade na curadoria da informação, Mayra contribui diretamente para a eficácia das campanhas e a gestão da comunicação pública.
“O trabalho do CRB-6 vai além da regulação”
Mayra reconhece o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) como um agente essencial para o fortalecimento da Biblioteconomia, tanto na fiscalização da profissão quanto na defesa dos direitos dos Bibliotecários. Para ela, o Conselho desempenha um papel estratégico ao evidenciar a importância da organização e gestão da informação em diversos setores.




