O ano de 2022 começou com muitas novidades e desafios para o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6) que nomeou um novo Bibliotecário-fiscal, Daniel Henrique da Silva (CRB-6/3422); lançou o primeiro aplicativo de um CRB do Brasil; liberou o pagamento da anuidade em até 5 vezes no cartão de crédito; lançou a nova edição da revista CRB-6 Informa, em homenagem ao Mês do Bibliotecário; iniciou os julgamentos virtuais e muito mais. Confira.
Fiscalização
Os Bibliotecários-fiscais Orfila Maria Mudado (CRB-6/756) e Daniel Henrique, responsáveis pela fiscalização das bibliotecas, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo realizaram diversas ações visando garantir a segurança da sociedade e o cumprimento do Código de Ética e Leis que regem a biblioteconomia.
Ao todo foram:
– 39 visitas fiscalizatórias;
– 5 autos de infração;
– 35 autos de regulamentação (constatação)
– 10 julgamentos;
– 106 e-mails respondidos;
– 112 denúncias recebidas, sendo:
– 46 por falta de Bibliotecário
– 18 questionamentos sobre concurso
– 20 por designação no estado de Minas Gerais
– 3 por questões éticas
– 25 outras denúncias, como piso salarial e pandemia
– 72 ofícios enviados;
– 18 ofícios recebidos;
A assessoria jurídica do Conselho também está executando diversas atividades em prol de um melhor cenário para a biblioteconomia:
– 59 manifestações em ações judiciais
– 2 acordos financeiros com Bibliotecários
– 7 contratos, aditivos e licitações
– 28 pareceres
– 8 reuniões
– 56 respostas a e-mails e baixa protestos
Raio X da Comunicação
O canal do Conselho no Instagram apresentou quase 150 publicações, alcançando mais de 67 mil pessoas, organicamente. A página do Facebook registrou 350 compartilhamentos e mais de mil reações às postagens. O LinkedIn obteve 527 reações e o Youtube alcançou mais de 5 mil visualizações, além da promoção de 5 lives.
O Conselho ainda registrou diversas aparições na mídia, confira:
– Publicação do artigo “O papel dos Bibliotecários neste ano eleitoral”, pelo jornal e portal O tempo.
– Entrevista para o programa Manhã da Piedade, da TV Horizonte, com o tema “Livros conscientizam crianças sobre a questão racial”.
– Publicação do artigo “A polêmica dos livros religiosos em bibliotecas” no portal e jornal O Tempo e no portal Ata News.
– Entrevista para o jornal BandNews Minas – 1ª Edição, sobre o tema “Por que tantas livrarias vêm enfrentando dificuldades principalmente com a pandemia”.
– Entrevista para a Rádio América sobre o tema “Literatura: espaço de arte e liberdade para as mulheres”.
– Entrevista para a Rádio Inconfidência sobre o tema “Reconhecimento da mulher na literatura avança lentamente”.
– Entrevista para o boletim do Conselho Federal de Biblioteconomia sobre o tema “Combate às informações falsas: uma tarefa dos Bibliotecários”.
– Publicação do artigo “O livro como arma política” no portal Hoje em dia e no portal Vida e Atos.