Após fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia 6° Região (CRB-6), a Prefeitura de Rio Pomba, no estado de Minas Gerais, criou a Lei Municipal nº 2.056/2025 que visa a ampliação de cargos públicos. Foi criado o cargo de Biblioteconomista na cidade.
Com carga horária de 40 horas semanais e remuneração no valor de R$ 3.200,00, as principais atividades a serem desenvolvidas são aquisição e registro de acervo, além dos serviços de disseminação da informação, organizar e manter atualizados os catálogos e cadastros da biblioteca. Executar a análise temática, a representação descritiva e a classificação dos materiais do acervo bibliográfico.
Os candidatos devem possuir formação ensino superior completo em Biblioteconomia e registro ativo no CRB-6.
O Conselho continuará fiscalizando e dialogando com o município com o objetivo de ampliar o número de vagas para o cargo criado e garantir a presença de Bibliotecários nas instituições de ensino, em atendimento à Lei Federal Nº 12.244/2010.
Nomenclatura
O CRB-6 esclarece que, no Brasil, o termo “Biblioteconomista” e “Bibliotecário” são sinônimos, não havendo qualquer diferenciação técnica entre os dois termos. Embora o termo “Bibliotecário” seja mais comum, os dois nomes se referem ao mesmo profissional.




