A Bibliotecária Raquel Aparecida da Silva (CRB-6/3397P) iniciou recentemente sua atuação na Escola Educativa – Núcleo de Desenvolvimento da Criança, em Belo Horizonte (MG), após fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6). Cheia de planos para a carreira, ela celebra a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu na graduação.
“Sou formada em Biblioteconomia pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e, ao longo da graduação, busquei me preparar não só com os estudos, mas também com cursos na área de administração e gestão, que acredito ajudarem no dia-a-dia da profissão. Este é meu primeiro emprego como Bibliotecária, e estou muito feliz por poder colocar em prática tudo o que aprendi e iniciar minha trajetória profissional.” Afirma Raquel.
Suas atribuições envolvem a organização do acervo, o incentivo à leitura, o atendimento a alunos e professores e a catalogação de materiais. Raquel também realiza pequenos reparos em obras que precisam de cuidados, colaborando para manter um espaço mais estruturado e acessível.
Com olhar voltado para o futuro, ela pretende desenvolver projetos de incentivo à leitura, aproximando ainda mais os estudantes da biblioteca.
“Além da reorganização e da modernização da biblioteca, quero implementar atividades que incentivem o gosto pela leitura, como rodas de leitura, contação de histórias e projetos interativos. Meu objetivo é que os alunos vejam a biblioteca como um espaço vivo, prazeroso e cheio de descobertas”, afirma a Bibliotecária.
Para Raquel, ter um Conselho como referência de ética, responsabilidade e incentivo é essencial para quem está iniciando na profissão assim como ela.
“O CRB-6 tem um papel essencial em valorizar e regulamentar a profissão, além de ser um apoio para nós, Bibliotecários. Para quem está começando, é muito importante ter o Conselho como referência de ética, responsabilidade e incentivo.” Afirma.




