Entre os dias 27 e 29 de junho, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) marcou presença nas atividades promovidas pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), em Brasília (DF). Representaram o CRB-6 o presidente Álamo Chaves (CRB-6/2790) e a vice-presidente Fabíola Terenzi (CRB-6/2588), que acompanharam de perto três dias de discussões e trocas fundamentais para o fortalecimento do Sistema CFB/CRB.
As atividades começaram no dia 27, com uma reunião preparatória entre os conselheiros de todos os CRB, realizada na sede do CFB. O encontro teve como objetivo alinhar as pautas que seriam debatidas no Fórum de Presidentes e promover o intercâmbio de experiências entre os regionais — momento essencial para ouvir diferentes realidades e encontrar caminhos comuns para os desafios da profissão.
No dia seguinte, 28 de junho, foi realizado o Fórum dos Presidentes, conduzido pela presidente do CFB, Dalgiza Andrade Oliveira (CRB-6/1577). Como previsto no Regimento Interno, o Fórum é uma reunião privada e de caráter não deliberativo, com registro em ata própria. A proposta é tratar exclusivamente de temas relacionados à gestão dos Conselhos, ampliando o diálogo interno e reforçando a coesão do Sistema.
Encerrando a programação, no dia 29, o presidente Álamo e a vice-presidente Fabíola participaram da Assembleia do Sistema CFB/CRB, também liderada por Dalgiza. Diferente do Fórum, a Assembleia é uma reunião pública, com foco em assuntos de interesse geral ao Sistema. Embora também não tenha caráter deliberativo, as discussões e encaminhamentos são registrados e encaminhados ao Plenário do CFB para análise e deliberação.
Ao final das agendas, o presidente Álamo Chaves destacou a importância dos encontros para o fortalecimento coletivo do Sistema. Para o presidente do CRB-6, “os três dias de atividades foram de suma importância, pois permitem o compartilhamento de boas práticas entre os Conselhos Regionais. É uma troca de experiências que enriquece o trabalho realizado em nosso conselho de origem. Diversas pautas foram levantadas, e o CFB se comprometeu a avaliar cada uma delas, com o objetivo de aprimorar as ações desenvolvidas em todo o país”.




