A atuação do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) foi decisiva para fortalecer a valorização profissional no Colégio Caetano, localizado na cidade de Sete Lagoas em Minas Gerais, que agora conta com a Bibliotecária Carine Rodrigues Barbosa França (CRB-6/3825) à frente de sua biblioteca. A vaga foi aberta após uma fiscalização realizada pelo Conselho, reafirmando o compromisso da instituição com a universalização das bibliotecas e a presença do Bibliotecário nas escolas.
Formada em Letras e Biblioteconomia, Carine alia conhecimento técnico e sensibilidade — resultado de suas especializações em Contação de Histórias e Psicologia Positiva. Para ela, a presença do Bibliotecário na escola representa a oportunidade de inspirar e transformar a relação dos estudantes com a leitura.
“O processo seletivo foi criterioso, envolvendo entrevistas e a apresentação da minha experiência e propostas de atuação. O que mais me motivou foi a visão do Colégio Caetano em valorizar a biblioteca como um espaço vivo e ativo de aprendizagem. Encontrei um ambiente que acredita no poder da leitura e da educação integral, e isso despertou em mim o desejo de contribuir com novas ideias e práticas para fortalecer ainda mais essa missão”, revelou a profissional.
Com o olhar voltado para o futuro, a Bibliotecária já planeja ações que estimulem o protagonismo dos alunos e o vínculo afetivo com os livros. Entre suas ideias estão clubes de leitura temáticos, rodas de conversa com autores e oficinas criativas que aproximem a literatura das experiências cotidianas dos estudantes. Ela reconhece, no entanto, o desafio de despertar o interesse pela leitura em meio às distrações do mundo digital.
Em sua trajetória, Carine destaca a importância do papel desempenhado pelo CRB-6, que tem atuado de forma constante para garantir a valorização da Biblioteconomia e dos profissionais da área. “O CRB-6 desempenha um papel essencial ao assegurar a valorização da nossa profissão e defender o exercício ético e qualificado da Biblioteconomia. É uma instituição que fortalece a visibilidade do nosso trabalho, promovendo debates, orientações e ações que destacam a importância dos Bibliotecários na construção de uma sociedade mais leitora, informada e crítica”, afirmou.
Carine também deixa uma mensagem aos profissionais que estão iniciando na carreira: “Diria para nunca perder de vista a paixão pela leitura e pela educação. A profissão exige estudo constante, criatividade e resiliência, mas também oferece recompensas imensas: ver a transformação que os livros podem causar na vida das pessoas. Meu conselho é: acredite no seu papel, inove, seja sensível às necessidades da comunidade e nunca subestime o poder que uma boa história pode ter”.