Fortalecer e consolidar a importância da atuação de bibliotecários habilitados nas bibliotecas da rede pública e privada, como forma de complementar a educação e fomentar a cultura. Com esse propósito, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6) promoveu, entre os dias 23 e 27 de novembro, diversas visitas fiscalizatórias em municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Em Minas Gerais, além da Capital, as cidades de Viçosa e Ubá foram contempladas pela vistoria. Já na região capixaba, os municípios de Vitória, Cariacica, Serra e Aracruz foram fiscalizados
Durante todo o mês de novembro, os bibliotecários fiscais, Lúcio Tannure (CRB-6/2266) e Orfila Mudado (CRB-6/756), visitaram 50 instituições, 23 em Belo Horizonte, sete em Viçosa, três em Ubá, uma em Divinópolis, uma em Betim e uma em Nova Lima, todas no Estado de Minas Gerais. No Espírito Santo, o Conselho esteve em cinco instituições de Vitória, cinco na Serra, três em Aracruz e uma em Cariacica. As visitas tiveram como resultado 46 autos de constatação lavrados, além de quatro autos de infração.

Para a presidente do Conselho, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), a Comissão está desenvolvendo um trabalho para consolidar, cada vez mais, a importância da profissão de bibliotecário para a sociedade. Segundo Mariza, na maioria das vezes, as autuações resultam em novas contratações, o que leva à melhoria da oferta desses serviços para a comunidade. “Nós estamos trabalhando para garantir os direitos do bibliotecário. Para que isso se torne mais efetivo, contamos, também, com a ajuda dos nossos associados”. No próprio site do CRB-6 é possível realizar denúncias de instituições que não estão cumprindo as normas legais. “Por isso, a ajuda de todos é importante para a fiscalização dos estados em que o CRB-6 atua”, conclui.





