Bibliotecas, museus, incentivos à leitura e atratividade em ambientes escolares. Estes foram alguns dos temas tratados em uma reunião no último dia 28 de abril entre o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o ministro da Educação, Renato Janine. O objetivo do encontro, que também contou com a presença de secretários e dirigentes de ambos os ministérios, foi apresentar e estudar possíveis agendas em comum entre as duas pastas.
Na ocasião, o ministro da Cultura defendeu uma escola mais convidativa aos alunos, com uso de materiais que extrapolem livros e com formação de professores capacitados para alunos do século 21, com constante acesso à informação. Sugeriu também o uso de materiais audiovisuais diante de uma escola que “perdeu o monopólio da formação e informação” e salientou a importância de ambas as pastas trabalharem em conjunto para incentivar a leitura dos brasileiros.
Durante o encontro, o ministro da Cultura apresentou três principais temas que aproximam Educação e Cultura: universidade, museus e bibliotecas. Em relação a estas, Juca Ferreira foi enfático ao afirmar que é preciso “modificar o ambiente delas e torná-las mais convidativas às pessoas”. Ele comentou a importância dessa área para ambas as pastas ao lembrar que a formação de leitores, em todos os países, é sustentada pelo tripé escola, família e biblioteca.





