Em outubro de 2024, Adelizia Rita Maria Marques de Oliveira (CRB-6/2332) assumiu a gestão da biblioteca do Instituto Educacional Pequena Via, em Belo Horizonte, após fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) na instituição. Com 21 anos de experiência, incluindo mais de 15 anos como gerente de projetos, foi selecionada para o cargo por indicação em sua rede de contatos. Sua trajetória inclui a gestão de documentos físicos e digitais, com foco em metadados e inteligência artificial, o que a preparou para um novo desafio no setor educacional.
Seu principal objetivo é modernizar a biblioteca e torná-la mais acessível. Para isso, Adelizia planeja reorganizar o espaço e adequá-lo às necessidades dos alunos da educação infantil e fundamental 1. “Acredito que as cirandas de leitura podem ser uma ferramenta poderosa para incentivar o hábito da leitura entre as crianças”, comenta. Além disso, a Bibliotecária busca promover a inclusão de alunos com deficiência, garantindo um ambiente acessível para todos.
A renovação da biblioteca também inclui a catalogação do acervo e melhorias na estrutura física, tornando a biblioteca mais acolhedora e funcional. Mais do que um local de aprendizado, Adelizia quer que o espaço se transforme em um centro de incentivo à leitura e ao desenvolvimento educacional.
Ela vê sua experiência na gestão de informações como uma vantagem nesse novo desafio e acredita que, com a renovação do espaço, a biblioteca terá um impacto ainda mais significativo no processo educacional da escola. “Estamos trabalhando para transformar a biblioteca em um lugar dinâmico, onde todos os alunos possam explorar e se apaixonar pela leitura”, conclui.
Adelizia vê sua experiência na gestão de informações como um diferencial nesse novo desafio e acredita que, com a renovação do espaço, a biblioteca terá um impacto ainda mais significativo no processo educacional da escola. “Estamos trabalhando para transformar a biblioteca em um lugar dinâmico, onde todos os alunos possam explorar e se apaixonar pela leitura”, conclui.
Atuação do CRB-6
A presença de uma Bibliotecária na escola só foi possível graças à fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), que atua para garantir que as bibliotecas contem com profissionais qualificados e sigam as normas da área. Com essa atuação, o conselho assegura que o trabalho esteja em conformidade com as melhores práticas da profissão.