A atriz e cantora brasileira Maria José Motta de Oliveira, mais conhecida como Zezé Motta, enviou uma mensagem em homenagem pelo Dia do Bibliotecário para os profissionais registrados no Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6). No vídeo publicado no canal do CRB-6 no YouTube, a artista parabeniza e ressalta a importância da figura do Bibliotecário no Brasil. “São profissionais que trabalham para o progresso cultural do nosso país”, diz. “É uma profissão importante para a nossa memória, informação e conhecimento de todos”, complementa.
O CRB-6 fez o convite à atriz em razão da temática central definida pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) para as comemorações pelo Mês do Bibliotecário em 2024: o Letramento Racial.
Zezé Motta é uma atriz e cantora brasileira, lembrada pelo extenso trabalho na televisão e no cinema, principalmente pelas novelas “Corpo Dourado” e “A Próxima Vítima” e no filme “Xica da Silva”, no qual teve seu maior momento de protagonismo ao interpretar uma jovem ex-escravizada que entra para a monarquia.
Na homenagem aos Bibliotecários de Minas Gerais e do Espírito Santo, ela também parabenizou o pernambucano Manoel Bastos Tigre, escritor, jornalista, revistógrafo e compositor. Nascido em 12 de março de 1882, em Recife, ele é considerado o primeiro Bibliotecário concursado do Brasil.
Sobre o Letramento Racial
Tema central da programação especial do Mês do Bibliotecário em todo Brasil, o Letramento Racial é fundamental para promover a diversidade e a inclusão nas bibliotecas, garantindo que todos os indivíduos se sintam representados e acolhidos.
O Bibliotecário desempenha um papel crucial na promoção do letramento racial, pois é responsável por selecionar e disponibilizar materiais que abordem questões étnico-raciais, contribuindo para a formação de leitores críticos e conscientes.
Portanto, investir no letramento racial é investir em uma biblioteconomia mais inclusiva e democrática, capaz de promover a igualdade de acesso à informação e à cultura para todos os cidadãos.