O trabalho voluntário sendo utilizado para o benefício da comunidade, promovendo a cultura e difundindo o conhecimento. Esse foi o objetivo dos colaboradores da Gerdau quando tiveram a ideia de realizar melhorias na Biblioteca Comunitária Dona Lulu Vital, localizada no centro da cidade mineira de Barão de Cocais. Foram feitos serviços de pintura, reforma de telhado, reparo do piso e limpeza geral do local. Depois de concluídos os trabalhos dos colaboradores voluntários, o espaço deverá ser reaberto em breve.
“Geladeiroteca”
Outra boa ideia para fomentar a leitura foi a do bibliotecário paulista Haroldo Luís Beraldo. Ele utilizou geladeiras velhas e quebradas para servir de estante para livros, em Sertãozinho, interior de São Paulo. A invenção, denominada “geladeiroteca”, eu certo. Segundo ele, há uma média de 100 visitantes por dia ao local onde há a geladeira/estante. Além dos livros, outro diferencial é que as geladeiras são pintadas com grafite, o que gera ainda mais interesse dos curiosos.
Mais voluntariado
Sentar em um banco de praça e ler um bom livro pode ser mais fácil do que você imagina. É que o projeto voluntário da artista plástica de Belo Horizonte, Estella Cruzmel, Leitura na Praça, tem feito sucesso na capital mineira. Estella, que é dona de um acervo literário com mais de cinco mil títulos, decidiu compartilhar suas obras montando um espaço a céu aberto na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza. A iniciativa é realizada no primeiro e no terceiro domingos de cada mês. Já no segundo domingo do mês, o projeto vai para o bairro Taquaril.
Uma ação social já apresentada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), em que se utilizou o voluntariado para favorecer a cultura e o conhecimento foi a do colaborador do Sistema FIEMG, Tarso Corrêa. Amante de livros, ele decidiu começar uma campanha de arrecadação de obras literárias no ambiente de trabalho. Os livros serão doados para duas creches e uma biblioteca comunitária, em Belo Horizonte. Participe da ação entrando em contato com o idealizador pelo e-mail tarsodncorrea@gmail.com ou pelo telefone (31)9346-6735.
Se você faz parte de uma instituição que precisa receber livros, uma boa opção é entrar em contato com o Instituo Pró-Livro. Bastaencaminhar um e-mail para cadastrar o projeto e informar quais obras literárias você quer receber. O endereço eletrônico é instituto@institutoprolivro.org.br .