As bibliotecas da Fundação Vallourec realizam diversas ações de incentivo à cultura e leitura, além de disponibilizar o acervo para o público externo. Os empréstimos, no entanto, estão liberados apenas para os funcionários e dependentes.
A companhia conta com 3 bibliotecas no Brasil, sendo uma em Belo Horizonte, uma em Curvelo e uma em Jeceaba. Ao todo, os espaços contam com um acervo de mais de 30 mil títulos entre livros técnicos, didáticos e literatura, além de área para estudo, computadores disponíveis e uma biblioteca digital.
Segundo o Bibliotecário Rodrigo Liberato de Castro Pereira (CRB-6/3716), que trabalha na Fundação, “as bibliotecas são para lazer mesmo. O intuito é que os funcionários e dependentes da empresa – esposa, marido e filhos – aproveitem o espaço. Estamos abertos, também, para o público externo, a comunidade, só que eles, ainda, não são elegíveis para realizar emprestimos”. O resultado do trabalho bem desempenhado se dá nos 56 anos da biblioteca de Belo Horizonte, localizada no bairro Barreiro, que se tornou tradicional para a comunidade e para a fábrica.
O profissional revela ainda que, além do acervo e equipamentos disponíveis, são feitos alguns projetos culturais que são administrados por Rodrigo e a equipe que integra a biblioteca. Dentre os projetos estão: “o passeio cultural, que é o mais antigo, onde a gente leva os funcionários e a família para excursões em torno de Belo Horizonte: Ouro Preto, Inhotim, e Tiradentes. A ideia é passar o dia todo lá e voltar ao final do dia. A gente, também, tem colônia de férias que nós realizamos aqui na empresa, no período de férias escolares – em janeiro e julho -; temos o piquenique literário, realizado em uma tarde ou manhã de sábado, em que fazemos contação de história e oficina de artesanato. Tudo assim, bem lúdico mesmo para as crianças, filhos de funcionários; temos o clube literário uma vez por mês. Lemos um livro juntos e no final da leitura fazemos um encontro virtual onde a gente discute as percepções, o que achou da leitura; além do nosso natal: a gente distribui brinquedo de Natal para as crianças, a gente aqui da biblioteca que faz essa compra, seleciona todos os brinquedos, de acordo com a faixa etária e com o sexo da criança, sendo mais de 3 mil brinquedos distribuídos no final do ano”.
Rodrigo revela que estão sempre tentando inovar e realizar mais atividades que atraiam o público para dentro da biblioteca e garante não ser o único responsável, “além de mim aqui, também tem a Selma Soares Silva (CRB-6/2402), que é Bibliotecária, uma estagiária de biblioteconomia, 3 auxiliares administrativo e 1 aprendiz que compõem nossa equipe”.