Givanilda Maria
Bibliotecária (CRB-8/9619)
Esse mês de agosto, mais precisamente no dia 22 é comemorado o Dia Nacional do Folclore. Essa data foi oficializada pelo Congresso Nacional Brasileiro, como forma de valorizar as histórias e personagens brasileiros.
A definição de Folclore é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas. O folclore brasileiro, portanto, é a cultura de nosso povo e não há nada mais nacional do que ele. Afinal, ele é precisamente o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima. No folclore brasileiro há vários seres fantásticos: o Curupira, um anão de cabelos vermelhos, que tem os pés ao contrário; a Mula-sem-cabeça, que solta fogo pelas narinas; a Boiúna, cobra gigantesca cujos olhos brilham como tochas; e o Lobisomem, o sétimo filho homem de um casal, que vira lobo nas sextas-feiras de luas cheias, entre outros. O folclore brasileiro pode ser divido em mitos e lendas, e muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. Muitos deles deram origem a festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
O nosso folclore é muito rico, com isso é possível trabalhar muito bem esse tema na biblioteca, com exposições, contação de histórias, oficinas, entre outras atividades. Pensando em folclore não se pode deixar de falar de um autor mundialmente conhecido que escreveu muito sobre folclore, já sabe quem é? É ele, Luís da Câmara Cascudo (1898 – 1986), sua obra é completa, e uma ótima aquisição para o acervo de sua biblioteca. Também podemos citar Ricardo Azevedo, com livros voltados para o folclore.
Agora é só pensar nas atividades que serão realizadas na biblioteca, é possível passar uma semana se aventurando no folclore brasileiro. Para entrar no clima, duas adivinhas! Adivinha O que é, o que é? Que é meu, mas meus amigos usam mais do que eu? que é, o que é? Quanto mais rugas tem mais novo é?
Fonte: Vértice Books