O “Biblioteca Sempre Um Papo – Ler Convivendo” visa promover a inclusão e a transformação social através da literatura. A partir do investimento na ampliação e na qualidade dos acervos e em eventos literários, o programa pretende transformar as bibliotecas em espaços de convivência.
Como?
O programa tem 3 frentes de trabalho, todas elas tendo como principal foco a divulgação das bibliotecas comunitárias:
1 – Doação de livros novos
Mensalmente, serão doados livros novos às bibliotecas participantes. Os títulos serão selecionados a partir da análise do perfil de cada espaço, priorizando títulos clássicos e que estão em destaque na mídia. A proposta é que a melhoria do acervo gere um boca-a-boca na comunidade, a partir de suas lideranças sociais e educacionais.
As bibliotecas também receberão livros usados, encaminhados pelo público que participa das edições do projeto “Sempre Um Papo”.
2 – Realização de eventos literários
Até dezembro, cada biblioteca será palco de três atividades culturais relacionadas à literatura, sendo dois saraus com contadores de histórias e a visita de um grande escritor. Ao todo, serão realizados 24 eventos. Para a divulgação de cada um deles, serão desenvolvidos cartazes, filipetas e spots de rádio.
A primeira série de eventos será realizada em julho, com a contadora de história Rúbia Mesquita.
3 – Capacitação de líderes comunitários
Visando capacitar voluntários e líderes comunitários sobre assuntos de interesse das comunidades, serão realizados quatro encontros de mobilização. Cada biblioteca indicará cinco pessoas para participar.
Até o fim do ano, cada biblioteca receberá:
2 atividades com contadores de história;
Visita de um escritor consagrado;
Doação de livros novos e usados;
Capacitação de 5 líderes comunitários;
Placas de sinalização interna e externa;
Folders para conscientização da comunidade;
Cartazes e volantes para a divulgação das atividades;
Marcadores de livro para uso interno.