Muitas mudanças têm ocorrido na área de Ciência da Informação afetando, e muito, a forma de atuação das bibliotecas. A internet é a tecnologia responsável pela transformação da comunicação entre as pessoas tornando a troca de informações muito mais ágil e em quantidade maior, em meio a essas mudanças o bibliotecário precisa se reinventar aproveitando a chance de se aproximar dos usuários inserindo-os no cotidiano da biblioteca.
A utilização das ferramentas virtuais para a comunicação torna ágil a transferência de informações. O uso das redes sociais em bibliotecas assenta as políticas organizacionais da instituição, além de servir de interface para troca de informações internas e externas. Os bibliotecários têm nas redes sociais uma forte aliada para disseminar informações como também para o seu crescimento profissional, elas chegaram para ficar promovendo a revolução na comunicação, as bibliotecas não podem ficar fora dessa conflagração! Ainda são poucos os estudos sobre os impactos das redes sociais nas bibliotecas, mas se analisarmos o mercado mundial de produtos e serviços fica clara a potencialidade das redes sociais, são muitas as organizações que mantêm as redes sociais como ferramenta de comunicação com o seu cliente. A utilização de redes sociais nas Bibliotecas não é uma unanimidade entre os bibliotecários, alguns ignoram essas ferramentas e argumentam que é uma perda de tempo e de esforço de mão de obra bibliotecária, além disso, existe a preocupação com o conteúdo que será disponibilizado já que muitas redes sociais permitem que os usuários participem ativamente das publicações contribuindo na construção de seu conteúdo.
Existem diversas redes sociais disponíveis, mas nem todas são apropriadas para as Bibliotecas. Ao escolher quais redes sociais serão utilizadas pela biblioteca, o bibliotecário deve avaliar: objetivos da biblioteca, conhecimento técnico da equipe, popularidade da rede social escolhida entre os usuários, entre outros fatores que julgar pertinente. O grau de envolvimento que o usuário terá com a Biblioteca por meio das redes sociais dependerá do conteúdo publicado e da interação com o público alvo. O usuário é livre para participar ou não dessa plataforma de comunicação, assim sendo, cabe salientar a relevância do diálogo constante entre a biblioteca e o usuário, utilizando-se ou não das redes sociais a fim de identificar suas necessidades e anseios.
As redes sociais, quando bem utilizadas, podem agir na articulação e interação social da biblioteca, elas formam e centralizam as perspectivas e anseios comuns do grupo, podem gerar conflitos, discussões e ideias exprimindo assim, sua vocação de interação e comunicação. Com boa articulação, o bibliotecário pode gerir as redes sociais da biblioteca, focando seus objetivos além de utilizá-las para melhoria dos serviços oferecidos aos usuários.
Fonte: Vértice Books | Cátia Cristina Souza (CRB-8/7209)