Bibliotecas foram instaladas nas estações-tubo em 2013, na capital. Índice de arrecadação é 45% maior em relação ao início do projeto.
O projeto da Tuboteca – bibliotecas instaladas em estações-tubo de Curitiba – completa dois anos nesta terça-feira (31) com 136 mil livros arrecadados. O índice é 45% maior em relação ao primeiro ano do projeto, quando foram arrecadados 55 mil exemplares.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, do total de livros arrecadados, mais de 96 mil foram colocados nas Tubotecas para os usuários do transporte coletivo. O restante foi encaminhado para casas da leitura e bibliotecas especializadas da Fundação Cultural, associações de moradores, presídios, hospitais e bibliotecas comunitárias e rurais. Alguns exemplares em mau estado de conservação foram para reciclagem.
As doações de livros podem ser feitas nas casas da leitura mantidas pela Fundação Cultural ou até mesmo na sede, que fica na Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, no bairro Rebouças. As doações também podem ser feitas no Ippuc, localizado na Rua Bom Jesus, 669, no bairro Juvevê ou na sede da Prefeitura, que fica na Avenida Cândido de Abreu, 817, no bairro Centro Cívico.
A coordenadora de literatura da Fundação, Mariane Torres, enfatiza que além de continuar doando é importante que o usuário faça a devolução dos livros. “Para que mais pessoas tenham acesso aos livros é fundamental que os leitores devolvam ou compartilhem com outras pessoas o exemplar que emprestou”.
>> Confira onde estão instaladas as Tubotecas na cidade
Fonte: G1