O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6), Álamo Chaves (CRB-6/2790), participou de live do jornal Hoje em Dia, no dia 23 de maio. Na entrevista, Álamo transitou por diversos assuntos referentes aos livros, leitura, literatura, mercado editorial e bibliotecas.
Conduzido pela jornalista Maria Amélia Ávila, o bate-papo começou tratando da importância do incentivo à leitura durante a primeira infância – período que vai da gestação até os seis anos de idade. O presidente do Conselho atentou para o fato de que, embora o estímulo à leitura seja essencial, ainda há um descompasso e uma série de empecilhos que dificultam o acesso de muitas crianças brasileiras aos livros.
“Isso é o resultado de anos e anos de Educação ruim e falta de investimentos. O Brasil não tem tradição de estar entre os primeiros colocados em índices que medem o nível de educação no mundo, como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), por exemplo”, afirmou ao comentar sobre o relatório “Agindo agora para proteger o capital humano de nossas crianças”, produzido pelo Banco Mundial.
O documento mencionado concluiu que 70% dos estudantes do ensino fundamental correm o risco de não aprenderem a ler e interpretar um texto simples devido ao longo tempo em que as escolas estão fechadas em razão da pandemia da covid-19.
Álamo ainda contou das dificuldades enfrentadas pelas escolas da rede estadual para manter uma biblioteca para seus alunos. De acordo com ele, o CRB-6 já tentou inúmeras vezes se reunir com representantes do Governo Estadual de Minas Gerais no intuito de resolver esse imbróglio, a fim de fazer valer a Lei 12.244, que obriga escolas públicas e particulares a oferecerem bibliotecas com, no mínimo, um título por aluno matriculado.