A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o lançamento dos documentos “Política do Livro, Leitura e da Biblioteca Escolar” e “Diretrizes das Bibliotecas Escolares da Rede de Ensino Municipal”. O evento contou com representantes do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6). O evento aconteceu no último dia 31 de maio.
A ação é importante para fomentar o desenvolvimento cultural e educacional da cidade. Através dela, será possível incentivar a leitura e o acesso aos livros para todos os cidadãos, principalmente crianças e jovens em idade escolar.
A biblioteca escolar é um espaço múltiplo de disseminação do conhecimento. Por meio dela, estudantes têm acesso a diferentes tipos de informações, disponíveis em publicações, em inúmeros tipos de suportes. Com o lançamento das publicações, a capital capixaba pretende melhorar e ampliar ainda mais o acesso a esses espaços, tornando-os mais atrativos e acessíveis.
Além disso, o documento também prevê a realização de eventos literários e culturais, como feiras de livros e palestras com escritores locais e nacionais. Essas ações têm como objetivo estimular a leitura e a produção literária na cidade, além de promover a cultura e o conhecimento.
Os documentos são resultado do trabalho coletivo de representantes da educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos (EJA), educação especial, tempo integral, além da Gerência de Formação e dos Bibliotecários municipais.
Durante o evento, estiveram presentes o professor José Alimatéia de Aquino Ramos (CRB-6/580ES), representando o CFB, e a delegada regional do CRB-6 no Espírito Santo, Júlive Argentina (CRB-6/819ES).
Ao final do lançamento, Júlive, juntamente com o conselheiro federal, José Alimatéia, realizaram a entrega da cartilha “A Biblioteca Escolar” e do livro “Bibliotecas Brasileiras Acessíveis: repertório bibliográfico”, ambos em formato físico, à Subsecretária de Gestão Pedagógica de Vitória, Luana Santos Lemos.
Para a delegada do CRB-6, Júlive Argentina, “a capital do Espírito Santo está de parabéns ao instituir políticas e diretrizes referentes ao livro, leitura e bibliotecas escolares! Dessa forma, o município está assegurando o direito de cada indivíduo da sociedade à democratização e acesso às diversas fontes de informação, fomentação da leitura e ampliação do conhecimento. Consolidar esse compromisso, com investimentos, melhorias e demais desdobramentos, é contribuir para o fortalecimento, efetivação e continuidade das políticas públicas em prol do livro, leitura, literatura e bibliotecas em nosso país e, automaticamente, garantir a oferta de espaço de trabalho aos profissionais Bibliotecários”.