Disponível para iOS e Android, além de poder ser usado na web, o Ubook (www.ubook.com.br) é a uma plataforma de transmissão de audiolivro brasileira. Com cerca de 1.000 livros no catálogo (e 25 novos títulos adicionados a cada mês), o serviço possui narrações feitas com dubladores, locutores, atores e até mesmo com os próprios autores das obras.
Como no Netflix e Spotify, quem quer ter acesso ilimitado à biblioteca deve fazer uma assinatura. Quem quiser testar antes, a empresa oferece previews de dois minutos em todos os livros e experimentação grátis de três dias.
Na prática
É bem fácil usar o Ubook. Após se cadastrar (você pode criar uma conta no serviço ou usar o perfil no Facebook) e escolher o tipo de plano, basta acessar o catálogo e começar a ouvir seu livro. Todas as obras possuem nome do autor, da editora e do narrador, além de sinopse e o tempo de duração do audiolivro.
O player possui botões de play/pause, controle de volume, troca de capítulos, adiantamento ou retrocesso de trinta segundos na narração e a possibilidade de classificar o produto (até cinco estrelas). No caso do aplicativo, ainda dá para baixar o livro e ouvir a obra mesmo que você não esteja conectado à internet. Para isso, basta torná-lo favorito e clicar no ícone da nuvem para fazer o download.
Os títulos são divididos em 20 categorias, como Biografia, Ficção e Autoajuda. Também existe uma sessão com livros de culinária e até de palestras. Embora grandes best-sellers, como “Harry Potter”, de J. K. Rowling, ainda não estejam disponíveis, já dá para ouvir “Um gato de rua chamado Bob”, de James Browen.
Para quem não é fã da literatura brasileira, mas precisa estudar as obras para escola ou vestibular, podem encontrar um atalho no serviço. “Macunaíma”, de Mário de Andrade, “Senhora”, de José de Alencar, e “Os sertões”, de Euclides da Cunha, são alguns dos que possuem versão em áudio. É possível ainda ouvir o humorista Rafael Cortez narrando “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.
Poucos títulos
Durante os testes do UOL Tecnologia, o Ubook se mostrou eficiente e fácil de mexer. Em poucos cliques é possível colocar o audiolivro para rodar e aproveitar a leitura. Vale ressaltar que a plataforma não travou ou apresentou problemas tanto no desktop (Google Chrome) quanto no sistema operacional (Android 4.4).
Entre os pontos negativos do app, estão dois itens bastante desabonadores. O primeiro, e mais importante, é que há ainda poucos títulos disponíveis. O segundo é em relação ao seu preço – R$ 18 de mensalidade (ou R$ 4,99 por semana, caso o usuário assine via operadora) é bem salgado para o acervo que ainda oferece.
Fonte: UOL | Bianca Bellucci