Em entrevista, o presidente do CRB-10, Alexsander Ribeiro, fala sobre a importância dos conselhos
Com a proximidade das votações nos conselhos regionais de Biblioteconomia para o triênio 2018/2020, o site Biblioo entrevistou Alexsander Borges Ribeiro (CRB-10/1932), presidente do CRB-10, conselho com jurisdição no Rio Grande do Sul. Ele trouxe algumas reflexões sobre questões controversas que pontuam a atuação dos Conselhos CRBs e sobre a importância da participação dos profissionais da área nestes colegiados.
Na matéria, Alex Ribeiro detalha como os CRBs podem atuar frente às bibliotecas comunitárias, afirma que a legislação que regulamenta o trabalho do bibliotecário se encontra defasada e conta qual é o maior desafio enfrentados pelas gestões na atualidade. Ele também faz um balanço de sua passagem pelo CRB-10 e deixa um recado: “Todos os bibliotecários deveriam ter a experiência de ser conselheiro efetivo por algum tempo.”
Para a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), a entrevista veio na hora certa e foi muito esclarecedora. “Ele abordou temas importantes e necessários para reflexão. Temos que valorizar nossa profissão. A Biblioteconomia é regulamentada e ter um Conselho que cobra da sociedade o cumprimento da lei e o respeito ao profissional é um privilégio”, diz.
Leia a entrevista na íntegra aqui.