Biblioteca Pública de Carmo da Mata passa a contar com profissional qualificada
A Biblioteca Pública Municipal Silveira Neto, em Carmo da Mata (MG), agora conta com uma bibliotecária. Camila Canto Garcia Netto (CRB-6/3365) foi contratada após visitas realizadas pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) a instituições públicas e privadas mineiras e capixabas. Relembre aqui e aqui as matérias publicadas sobre a fiscalização na cidade.
A biblioteca, que nunca teve um bibliotecário, contava apenas com uma auxiliar administrativo. “Com a minha contratação, a instituição ganhou em processamento técnico. O espaço foi normalizado e agora estamos automatizando o sistema”, detalha Camila. A bibliotecária, que também é especialista em projetos pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), aproveitou sua experiência para implantar atividades como curso de contação de história.
Ela avalia como “fundamental” a ação do Conselho. ”Ainda há muito desconhecimento sobre o trabalho executado por um bibliotecário, o que acaba levando as instituições a descumprirem a lei”. A opinião é compartilhada pela presidente do Conselho, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), que resume a missão que guia a autarquia. “O nosso trabalho é, por meio da fiscalização, valorizar os profissionais da Biblioteconomia.”
Em defesa da profissão
O CRB-6 tem publicado uma série de matérias que destacam profissionais contratados para assumir a gestão de espaços que não possuíam bibliotecários até então. Acompanhe os relatos dos bibliotecários Marcos Roberto da Silva (CRB-6/2655), Nádia Santos Barbosa (CRB-6/3178/P), Luiz André OrbezSchubsky (CRB-6/3343), Fernanda Samla Souza Costa (CRB-6/3289), Cristina Maria Viana Camilo de Oliveira(CRB-6/1819), Célia Barbosa (CRB-6/3123), Ana Simone Diamantino (CRB-6/2184) e Ana Paula Meira (CRB-6/2768) – todos eles beneficiados pela fiscalização do CRB-6.
O objetivo do Conselho é garantir que todas as bibliotecas em Minas Gerais e no Espírito Santo tenham um profissional devidamente habilitado para geri-las. Este é um forte compromisso da 17º Gestão do CRB-6.
Participe das fiscalizações
Se você tiver conhecimento de alguma instituição cuja biblioteca não possui bibliotecário, denuncie (crb6@crb6.org.br). As denúncias e todo o processo de fiscalização são mantidos sob sigilo. Mais informações sobre o assunto estão disponíveis no site www.crb6.org.br.