Encontros presenciais e não presenciais têm foco no trabalho realizado com alunos na biblioteca
Dentro da proposta de envolver todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino na educação de Contagem, o Programa de Formação Continuada, da prefeitura, iniciado em junho do ano passado, chegou também aos servidores que atuam nas bibliotecas. O primeiro encontro contemplou 115 dos 176 profissionais que trabalham nas unidades de ensino fundamental e Educação Infantil, nessa segunda-feira (11/4), no auditório da Escola Municipal Pedro Pacheco.
O secretário de Educação, professor Ramon, detalhou a Formação Continuada, em curso, como mais um instrumento de valorização dos educadores de Contagem, o que reflete diretamente no ensino/aprendizagem. “Conseguimos, nesta gestão, adequar o calendário e realizar capacitações dos nossos educadores em horário de trabalho, o que era uma antiga reivindicação da categoria. Nos vários módulos, presenciais e não presenciais, os educadores se capacitam com o objetivo maior que é o aluno e seu desenvolvimento”.
“A formação continuada é mais uma das atividades que ajudam a credenciar Contagem como uma Cidade de Aprendizagem”, afirmou a diretora-geral do programa, Tereza Cristina de Oliveira. “Capacitar bibliotecários e auxiliares de biblioteca é fundamental, pois, esses profissionais também estão muito próximos dos alunos e vivenciam a educação dos estudantes diariamente”, completou.
A auxiliar de biblioteca da Escola Municipal Professor Ricardo Braz Gomes Barreto, no bairro Perobas, Alice Custódio dos Santos, vem participando da formação desde o ano passado. Para ela a capacitação é uma ajuda contínua na condução das atividades. “Como foi meu primeiro emprego, entrei sem experiência, mas já tive uma formação assim que entrei. Desde então, acompanho todas. Participar das capacitações, sem dúvida, me ajudou a entender o ambiente escolar e melhorar como profissional”, disse.
Há dois anos na Escola Municipal Professor Domingos Diniz, no bairro Parque São João, a auxiliar de biblioteca, Vanderleia Célia Andrade, explicou que a formação contribui para diversficar atividades com os alunos. “Aprendemos a lidar com situações e preparar ações em parceria com os professores e outros agentes escolares. E isso é de fundamental importância para educar melhor nossos estudantes”, declarou.
Assim como os demais educadores, os profissionais de biblioteca também serão certificados pela Formação Continuada. Com duração de 90 horas, a capacitação será ministrada em 11 encontros presenciais, totalizando 66 horas, e mais 24 horas para atividades não presenciais.
Clique aqui para confira datas, horários, locais e distribuição de módulos.
Programa de Formação Continuada
O programa foi desenvolvido por especialistas do Instituto Cultiva, juntamente com a equipe da Diretoria de Formação Continuada da Seduc. Realizada em duas frentes, a primeira contempla o público da Seduc, incluindo o universo de todos os profissionais que trabalham nas escolas e no quadro administrativo da secretaria.
A segunda frente, por sua vez, contempla lideranças sociais, cuja formação ocorre em parceria com as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania e de Desenvolvimento Social e Habitação. Nesse grupo, estão incluídos articuladores comunitários; conselheiros tutelares e conselheiros de direitos, dentre outros atores da sociedade civil.
Cada público-alvo tem um subprograma, com material de apoio e modalidade de formação específicos. Os cerca de 4 mil professores da rede municipal, por exemplo, estão recebendo formação semipresencial, durante encontros quinzenais, com duração de duas horas, denominados de módulos, nos próprios locais e horários de trabalho. As atividades tem como base uma sequência temática definida pela Diretoria de Formação Continuada da Seduc.
A metodologia inclui, ainda, material escrito e fóruns virtuais. Ao final dos debates de cada tema, a Secretaria de Educação tem um mapa da situação de cada uma das 115 escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino, para que possa adotar as intervenções exigidas para qualificar as atividades educacionais naquela unidade.
Fonte: Prefeitura de Contagem