Durante as fiscalizações realizadas pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), foi constatada a ausência de Bibliotecário no Colégio São Miguel Arcanjo, localizado na capital mineira. Como acontece de praxe, o Conselho deu uma prazo para que a instituição corrigisse a irregularidade e, em decorrência disso, a profissional Ana Carolina Marques de Souza (CRB-6/2933) foi contratada.
A Bibliotecária, formada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), chega para que a escola cumpra a Lei Federal 12.244/2010, que dispõe da universalização das bibliotecas escolares no Brasil. Desde 2020, escolas públicas e particulares devem contar com bibliotecas formadas por uma coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte, destinados à consulta, pesquisa, estudo ou leitura. Além disso, é importante lembrar que esses espaços, necessariamente, devem ser dirigidos e coordenados por um Bibliotecário.
O CRB-6 informa que, assim como Ana Carolina, outras contratações estão sendo feitas por escolas e instituições fiscalizadas. O presidente Álamo Chaves (CRB-6/2790) informa que “muitas das vagas abertas são fruto da atividade fiscalizatória do Conselho. Por isso, é importante que a sociedade em geral comunique ao CRB-6 quando uma biblioteca não for administrada por um Bibliotecário devidamente habilitado para a função. A denúncia direciona melhor o trabalho da nossa Comissão de Fiscalização, evitando que os fiscais visitem bibliotecas que já possuem um responsável técnico.”