Menino de 4 anos é idealizador do projeto, que pode ser ampliado em BH
Era uma vez um pequeno garoto que um dia falou para os pais que gostaria de ter seus livros de histórias compartilhados com os amiguinhos do bairro. E esse dia chegou neste sábado para o menino Bernardo Mascarenhas, de 4 anos, que conseguiu inaugurar a “Bibliotequinha do Bê”, no Parque Aggeo Pio Sobrinho, no bairro Buritis, na região Oeste da capital.
Os pais do pequeno Bê, Daniela Mascarenhas e Henrique Dourado, eram só alegria com o filho, que se divertiu bastante com a programação de shows com palhaço, contadores de histórias, música e piquenique. Conforme a enfermeira Daniela, 34, o filho surpreendeu a família com o projeto, que agora tem nome e endereço fixo. “Era uma quarta-feira à noite, quando ele nos contou sobre a ideia que teve de tirar os seus livros que estavam em uma prateleira no quarto e levar para o passeio da nossa casa. Eu disse que no passeio não poderíamos, mas buscamos parceiros e conseguimos realizar o sonho dele”, disse a mãe, revelando que o menino tratava o assunto como um “compromisso”.
Segundo o pai do Bê, o filho adora que ele conte histórias em casa. “Todos os dias temos que ler para ele, que também adora contar e inventar histórias. Acho isso muito positivo, porque a leitura, hoje em dia, está esquecida pela juventude, que só pensa em celular e computador”, disse o advogado Dourado, 40.
Estrutura. O parque, que teve a presença de mais de 300 pais e filhos, estava em um clima de pura descontração. A recreadora e mãe Karina Icasatti, 39, ressaltou a importância de os pais terem esse hábito de leitura. “A Marina, de 4 anos, e o Gabriel, de 2, me pedem sempre para eu ler. Saio com eles, sento em alguma praça e conto histórias”.
O parque Aggeo Pio Sobrinho funciona de terça a domingo, de 8h às 18h. End.: av. Professor Mário Werneck, 2.691.
Acervo
Saiba mais. Você pode doar livros para a “Bibliotequinha do Bê”. Procure a administração do Parque Aggeo Pio Sobrinho ou o laboratório São Marcos, ambos no bairro Buritis.
Fonte: O Tempo | Henrique Carvalho