Alterações realizadas pelo poder público foram tema de debate
Debater as alterações realizadas pelo poder público no Plano Municipal de Leitura, Leitura, Livro e Bibliotecas de Belo Horizonte (PMLLLB-BH) foi a finalidade de uma audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo no dia 23 de novembro, na Câmara Municipal. O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) esteve presente, por meio da presidente Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637).
Na audiência, foi sugerida a apresentação de um substitutivo ao projeto de lei que contempla o plano, que trata de uma iniciativa conjunta da sociedade civil e do poder público. O intuito é consolidar uma política pública para a área. Por essa razão, foi sugerido que a matéria seja retirada de tramitação e um novo projeto seja elaborado, visto que os participantes consideraram que o texto atual, construído na gestão anterior, não agrega todas as deliberações da 1ª Conferência Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas.
Os vereadores Arnaldo Godoy e Cida Falabella presidiram a audiência, que também contou com a participação do presidente da Fundação Municipal de Cultura, Rômulo Avelar; da servidora da Secretaria Municipal de Educação, Sterlayni Coimbra; da bibliotecária de centros culturais Waney Alves Reis Medeiros (CRB-6/2223); do mediador de leitura e coordenador de biblioteca comunitária, Túlio Damascena; e da diretora de Políticas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Fernanda Vidigal.
“Foram debatidas as alterações realizadas pelo poder público no PMLLLB e os procedimentos a serem adotados a partir de agora. Foi sugerida pelo vereador Arnaldo Godoy a realização de mais algumas reuniões com a comissão responsável pela criação do documento, para que seja proposto o substitutivo ao projeto de lei”, explicou Mariza.