
A vice-presidente e a delegada regional capixaba do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6), Izabela Capovilla (CRB-6/1293) e Júlive Argentina (CRB-6/819 ES), respectivamente; e o presidente da Associação de Bibliotecários do Espírito Santo (ABES), Ricardo Girelli (CRB-6/781 ES), apresentaram as entidades de classe aos calouros do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
O encontro, do dia 13/8, aconteceu durante a aula da professora Carla Etter, que convidou o CRB-6 para conversar com os futuros Bibliotecários. Além de falar sobre a importância das entidades de classe, Izabela, Júlive e Ricardo destacaram as possibilidades da profissão; a importância de valorizá-la e como estar próximo aos sindicatos, conselhos e associações desde a graduação.
“Comecei a me envolver com as entidades de classe na universidade e isso foi essencial para a construção dos meus conceitos sobre a profissão. Ali, também comecei a entender que o Bibliotecário precisa reconhecer a importância de sua atuação porque só assim as outras pessoas também verão a relevância do nosso fazer, que é cheio de possibilidades. Nossa ideia é mostrar aos alunos que ser Bibliotecário vale a pena”, explica Ricardo.
Júlive, que estudou na UFES, considera essencial a aproximação das entidades de classe com os estudantes. “Na época da graduação, eu não sabia o que as associações e os conselhos faziam, o que poderia ter feito diferença naquela época. Nem tudo são flores na profissão, mas, se nos esforçarmos, podemos alcançar ótimos resultados”.
A vice-presidente do CRB-6, Izabela, é prova disso. Há anos, a Bibliotecária atua no ramo de tecnologia, desenvolvendo e implantando softwares de gerenciamento. Durante a sua fala, ela mostrou aos alunos que a Biblioteconomia vai além da biblioteca e é capaz de impactar muitas realidades.
“O meu papel no encontro foi falar sobre a importância das entidades de classe para a profissão. Também ressaltei o que os Conselhos de Biblioteconomia (CRBs) podem fazer, pois é muito comum as pessoas confundirem as funções de uma organização e outra, e, claro, ressaltei que os estudantes poderiam ser o que eles quisessem como Bibliotecários, para que eles não se limitassem”, comenta Izabella.
O CRB-6 e a ABES planejam promover mais encontros com alunos da graduação de Biblioteconomia da UFES neste ano. As reuniões visam dar espaço para uma troca contínua entre estudantes e Bibliotecários que integram as entidades de classe.
Continue acompanhando o trabalho do CRB-6 (Facebook, Instagram e LinkedIn) e da ABES (Instagram) nas redes sociais.
UFES é uma das melhores universidades da América Latina
A instituição de ensino superior faz parte do grupo seleto da pesquisa The World University Rankings 2021, da organização Times Higher Education.
Outras universidades capixabas e mineiras também entraram no ranking. Confira:
5ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
69ª – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
151ª – Universidade de Vila Velha (UVV)
A pesquisa completa pode ser acessada aqui.