A cidade de Barcelona, na Espanha, desde o dia 21 de agosto, pode celebrar mais um feito notável: a Biblioteca Pública Gabriel García Márquez, inaugurada em 2022, foi escolhida a melhor biblioteca pública do mundo pela Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA).
O anúncio ocorreu durante o Congresso Mundial de Bibliotecas e Instituições Bibliotecárias, realizado em Roterdã, na Holanda. Entre as concorrentes estavam a Biblioteca Pública Janez Vajkard Valvasor, da Eslovênia; a Biblioteca Leste de Xangai, na China; e a Biblioteca Parramatta, da Austrália.
Este prêmio não apenas celebra a excelência da biblioteca em termos de arquitetura, tecnologia e desenvolvimento cultural local, mas também reconhece sua contribuição em combinar uma estrutura aberta e funcional com soluções tecnológicas inovadoras e cultura regional.
Além do título, a biblioteca receberá um prêmio de US$ 5 mil que será direcionado para aprimorar ainda mais seus serviços e instalações.
Recentemente, o espaço, também, foi agraciado com o prêmio Cidade de Barcelona de Arquitetura, por oferecer mais do que um espaço de leitura. Com um design inspirador, o edifício abriga um pátio, um auditório, um estúdio de rádio, além de salas de leitura e espaços abertos para os visitantes.