Horário de funcionamento será reduzido e serviços ainda limitados. Servidores técnico-administrativos estão em greve desde o dia 17 de março.
Com o período de greve nacional adotado pelos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desde o dia 17 de março de 2014, o Sistema de Bibliotecas ficou comprometido. Contudo, um comunicado emitido pela Administração confirmou que o serviço volta a funcionar parcialmente, com a reabertura da unidade do campus Santa Mônica.
As demais bibliotecas da UFU , como Educação Física, Umuarama, Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas, continuam fechadas por falta de recursos humanos.
Segundo consta no comunicado, a reabertura da biblioteca foi possível porque alguns servidores de atendimento, que são da biblioteca do campus, retornaram ao trabalho em número suficiente para permitir o funcionamento parcial e com qualidade dos serviços.
Ainda em virtude do índice reduzido de servidores, não será possível oferecer todos os produtos e serviços. O horário de funcionamento será às segundas-feiras, das 9h às 12h, e às terças-feiras, das 14h às 17h.
A administração superior da UFU se reuniu com a direção do Sistema de Bibliotecas e com alguns servidores de atendimento da Biblioteca Central Santa Mônica para discutir a situação e a importância da reabertura dos serviços à comunidade, levando-se em consideração as limitações ainda existentes. Foi então elaborado um planejamento dos possíveis serviços e respectivos horários de funcionamento para atender a comunidade, ainda que de forma parcial e experimental.
Além do horário reduzido, a biblioteca não oferecerá nenhum tipo de treinamento, como visita orientada, bases de dados e normalização, empréstimos de DVD e CD, troca bibliográfica e serviço de empréstimo entre bibliotecas. A Divisão de Circulação, empréstimo e devolução, não atenderá ao empréstimo de netbooks e livros solicitados por reserva.
Fonte: G1