A Biblioteca da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está abrigando o segundo maior acervo do país dedicado ao universo do violão. O feito se deve a uma doação de valor inestimável realizada pela família do colecionador José Pascoal Guimarães à instituição.
O acervo é composto por cerca de dez mil partituras manuscritas e impressas, cerca de mil LPs, fotos, gravações, discos, cartas e outros artefatos que representam a história do violão, especialmente em Minas Gerais. Entre os itens da coleção estão: um disco de 78 rotações de Andrés Segovia; as partituras das gravações da obra de Garoto, registradas pelo Maestro Torres; as partituras do renomado violonista e compositor Mozart Bicalho; e um vídeo que retrata uma visita de Raphael Rabello, um dos grandes violonistas do Rio de Janeiro (1962-1995), à casa de Pascoal Guimarães. Essa filmagem serviu como fonte de pesquisa para a dissertação de Alvimar Liberato, intitulada “Raphael Rabello e ‘Odeon’ de Ernesto Nazareth”, apresentada em 2007 no Programa de Pós-graduação em Música da UFMG.
É importante destacar que a biblioteca da Escola de Música da UFMG sempre teve um compromisso com a disseminação do conhecimento musical e, ao acolher esse acervo, fortalece, ainda mais, sua missão de facilitar o acesso a materiais musicais de importância histórica e cultural. O acervo de José Pascoal chega para reafirmar o compromisso da instituição.