Professores, gestores e pesquisadores, entre outros profissionais da Ufes, contam com mais uma ferramenta na busca para identificação, integração e atualização de seus dados em sistemas de informação que envolvem as áreas acadêmicas e científicas.
Trata-se de um identificador universal digital para autores de conteúdos científicos e acadêmicos, o Open Researcher and Contributor ID (Orcid), um código alfanumérico composto de 16 caracteres que tem a finalidade de diferenciar um autor de qualquer outro. O Orcid identifica um único autor fazendo conexão automática com toda a sua produção científica, onde quer que tenha sido publicada.
Para obter o número de identificação, os interessados deverão se cadastrar no sistema por meio do site www.orcid.org, onde também estão disponíveis outras informações sobre o sistema.
Com o cadastramento, cada pesquisador terá um número de identificação única, assim como já acontece com livros (Número Padrão Internacional de Livro – ISBN), periódicos (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas – ISSN) e artigos científicos (Digital Object Identifier System – DOI).
Solução
Esse novo sistema evita problemas na identificação de alguns autores, principalmente daqueles que têm nomes homônimos ou que tenha publicado, sido citado e ou indexado de formas variadas. A dificuldade em padronizar os nomes dos pesquisadores também pode dificultar a recuperação de todos os seus trabalhos na hora da busca, já que há diferenças culturais de cada país na identificação de seus pesquisadores.
Depois do cadastramento, quando os pesquisadores forem submeter um artigo a uma revista científica, por exemplo, precisarão apenas informar seu Orcid, que também funciona como uma espécie de Currículo Lattes, apresentando a formação do pesquisador, lista de publicações, linhas de atuação e de pesquisa, entre outras informações.
“Atualmente, várias revistas estão solicitando que os autores incluam o número do Orcid no momento da submissão de artigos. Mais recentemente, a Plataforma Lattes inseriu um campo no módulo de identificação para que o pesquisador informe seu número Orcid. A adoção do Orcid por nossos pesquisadores evita risco de confusão de nomes homônimos ou que possuem formas diferentes de citação. A partir do uso do Orcid, quando um docente da Ufes publicar um artigo científico, a Instituição conseguirá recuperar imediatamente os dados sobre seus trabalhos e vinculá-los à sua produção científica”, explica a bibliotecária e documentalista da Divisão de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC) da Biblioteca Central da Ufes, Morgana Andrade.
Orcid
A Orcid é uma organização mundial que atua na resolução de problemas de ambiguidades de nomes e perfis na área acadêmica, atribuindo identificadores digitais individuais que podem ser vinculados à produção cientifica de cada pesquisa. Ela foi criada em 2011, nos Estados Unidos, e reúne registros de mais de dois milhões de pesquisadores, dos quais cerca de 30 mil são brasileiros. O objetivo é contornar um problema que dificulta universidades, editoras de publicações científicas e bibliotecas: a dificuldade de distinguir autores com sobrenomes muito comuns e identificar sua contribuição acadêmica.
Outras informações podem ser obtidas na Biblioteca Central da Ufes pelo telefone (27) 4009-2401 ou pelo e-mail: riufes@ufes.br.
Fonte: UFES | Texto: Jorge Medina | Edição: Thereza Marinho