Silvana Rosental
A tecnologia está no mercado para otimizar toda e qualquer área do conhecimento, minimizando o tempo dispendido nos trabalhos e, principalmente, dando resultados cada vez mais rápidos e soluções precisas para os seus usuários.
Ao escolher os aplicativos que irão ajudá-lo em sua biblioteca, tenha em vista um enfoque gerencial que acompanhe as novas tendências administrativos, mas que englobe requisitos operacionais pra uma eficácia maior em seu desempenho como um todo.
Lembre-se que as funções biblioteconômicas e administrativas (função de aquisição e alguns itens das funções de controle de periódicos, controle de circulação e empréstimo entre bibliotecas) deverão estar presentes no aplicativo.
A visão organizacional focada no cliente deverá ser um item muito bem exposto aos desenvolvedores de sistemas de gerenciamento de bibliotecas para que possam construir seus softwares. O usuário deve estar primordialmente colocado nos planos do projeto ou na busca do(s) melhore(s) aplicativo(s). A dica é: se você personalizar o serviço, o cliente (usuário, leitor, aluno da faculdade etc.) sempre estará muito mais satisfeito e o seu trabalho será muito mais eficaz e compensador. Que tal agregar à ficha do usuário um histórico (detalhes sobre as fontes de informação utilizadas, uso efetivo da leitura) incluindo um uso categorizado (leitura de lazer, aprendizagem etc.) e sempre mapear as áreas de interesse? Sempre permitindo que o usuário interaja, forneça informações a seu respeito, e que ele tenha um controle das obras que retirar. Só com todo esse cuidado, a sua biblioteca poderá personalizar os serviços oferecidos a cada usuário. Já está pesquisando aplicativos prontos para a sua biblioteca ou pensando em contratar serviço especializado? Então, crie novos serviços e conteúdos utilizando a tecnologia e a criatividade disponível, com um projeto sob medida para os seus “clientes”. Afinal, fidelizar é preciso!
Fonte: Vértice Books