Uma nova biblioteca pública será aberta pela Prefeitura Municipal de Traipu. Toda a mobília e livros foram adquiridos através de um convênio com o Governo do Estado e a Fundação Biblioteca Nacional. Denominada Biblioteca Pública Comunitária, este será mais um centro de pesquisa e estudos gratuito disponível para os traipuenses.
Os materiais chegaram nesta semana ao município, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O projeto elaborado pela Prefeitura prevê duas possibilidades de local para a instalação da Biblioteca Comunitária. De acordo com Jenner Glauber Torres, coordenador das Bibliotecas Públicas de Traipu, em janeiro o local já estará em funcionamento.
“A biblioteca será aberta no Conjunto Habitacional Antônio Medeiros Neto ou em um de nossos povoados. Nos dois locais estão sendo construídas creches. Escolhemos eles porque nosso objetivo é facilitar o acesso das crianças aos livros”, explica o coordenador, reforçando que a meta da Prefeitura é criar um rede de bibliotecas.
Atualmente, a população de Traipu tem acesso a uma Biblioteca Pública Cultural, localizada no Centro do município. “Abrir esse segundo espaço representa a expansão da nossa Biblioteca Pública Cultural, que já possui um acervo de mais de três mil livros, sem contabilizar revistas e gibis. Queremos estar mais perto da comunidade, incentivando seu desenvolvimento intelectual e cultural”, afirma a prefeita Conceição Tavares.
O kit para a Biblioteca Pública Comunitária foi entregue à prefeita no início desta semana, em Maceió, e é composto por 400 títulos, duas mesas, oito cadeiras, dois ventiladores e quadros de aviso. Ainda será acrescentado ao acervo da nova biblioteca alguns exemplares repetidos da Biblioteca Pública Cultural e adquiridos pela própria Prefeitura.
Acesso à informação
A única biblioteca de Traipu foi aberta no ano passado, inaugurada pela atual gestão. Desde então, vários investimentos têm sido feitos para aumentar o acervo e sua estrutura. O objetivo é dar aos traipuenses mais acesso à informação. “Quando assumimos a administração municipal, achamos pouco mais de mil livros empilhados, empoeirados e sem uso. Traipu não tinha biblioteca pública desde 2001. Dá para imaginar? Imediatamente organizamos esse material e abrimos a Biblioteca Pública Cultural para a população”, declara Conceição Tavares.
No início deste ano, o centro de pesquisas recebeu um kit de modernização de bibliotecas da Fundação Biblioteca Nacional. “Somente deste órgão, que faz parte do Ministério da Cultura (Minc), conseguimos 1.200 livros, 400 revistas, 250 gibis, mesas, estantes de aço e um conjunto de mapas. Em seguida ampliamos o espaço da biblioteca, que já contava com computadores, internet e rampa de acesso para cadeirantes”, relata Jenner Glauber Torres.
A Prefeitura Municipal de Traipu ainda aguarda a aprovação de outros projetos que devem ampliar o acesso da população aos bens e serviços educativos e culturais. “Nós já conseguimos auxiliar a formação de cidadãos conscientes e bem informados com a infraestrutura que temos, mas ainda continuamos trabalhando para instalar e ampliar espaços educativos como estes, que só trazem benefícios à comunidade”, pontua a prefeita Conceição Tavares.
Fonte: Tribuna Hoje