Texto adaptado do Bolteim Eletrônico CRB-6 nº 03/2012
Atualmente, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) possui oito comissões permanentes e temporárias ligadas diretamente às demandas da instituição: Divulgação, Ética Profissional, Eventos, Fiscalização, Legislação e Normas, Licitação, Patrimônio e, ainda, Tomada de Contas. Com o início da nova gestão do CRB-6, responsável pelo período 2012-2014, novas metas têm sido traçadas. E a Comissão da Fiscalização já começou a definir quais as possíveis linhas norteadoras do trabalho dos fiscais Lúcio Tannure e Orfila Silva.
A Fiscalização é coordenada pela conselheira Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637) e conta com o apoio da também conselheira Cleidivânia Janaína de Paula (CRB-6/1870) e da vice-presidente da instituição, Emilce Maria Diniz (CRB-6/1206). A partir das observações da coordenadora da Comissão de Fiscalização, em reunião realizada em meados deste mês, confira abaixo alguns dos anseios para o trabalho da Comissão.
- A fiscalização do exercício ilegal da profissão de bibliotecário é nossa prioridade.
- Denúncias continuam como prioridade da Fiscalização;
- Retorno ao pedido de verificação de denúncias e dentro de nosso plano de ação inclusão de novos casos;
- Aumentar de forma coerente as fiscalizações sem onerar financeiramente o Conselho;
- Envio de correspondências preventivas e se necessário visitas de fiscalização
- O Conselho deverá intensificar as denúncias junto ao Ministério da Educação em relação às escolas que não possuem bibliotecas;
- Verificar as possibilidades de ação acerca da mudança do “professor assumindo serviços do profissional bibliotecário dentro da biblioteca” no Estado, já que a legislação federal se sobrepõe a legislação estadual;
- Promover palestras junto à Associação Mineira de Municípios (AMM), com objetivo de esclarecer os prefeitos dos municípios mineiros sobre a importância do profissional bibliotecário;
- Criar meios de divulgação para que os bibliotecários comuniquem o seu desligamento das instituições da qual faziam parte.
- Comunicar as ações da Comissão.
Vale lembrar que essas metas podem ser alteradas no decorrer da gestão, já que o trabalho da Comissão de Fiscalização é dinâmico e intenso.
Não conhece os fiscais do CRB-6? Orfila Silva e Lúcio Tannure
À Comissão de Fiscalização,
Dentro das propostas da nova diretoria vejo o ítem “Criar meios de divulgação para que os bibliotecários comuniquem o seu desligamento das instituições da qual faziam parte”. Nesse sentido, venho comunicar que desde o dia 29 de agosto do presente pedi o desligamento desse Conselho – enviando toda documentação necessária – por não ter atuar como bibliotecária desde 2009, quando fui transferida para o Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo.
Por e- mail recebi correspondência no dia 02/12 de um oficio datado de 05 de setembro, mas que não chegou ao meu endereço. Já solicitei via e- mail- ao Sr. Mario Diógenes- e através deste blog – que me envie o numero do correio para fazer o devido rastreamento. Como até agora não recebi nenhuma resposta, parece-me que não foi enviado, lamentavelmente!
Também me pede o referido senhor nesse e- mail que mande o original da minha carteira profissional. Ocorre que eu só tenho a carteira do então CRB 12a., pois nunca recebi a nova identificação do CRB 6a. Como parece que houve extravio no correio tenho receio de enviar o original.
Lamentando o descaso com as minhas constantes solicitações, espero respostas como:
1) O numero do envio pelo correio;
2) A apreciação do meu caso, pois durante todo esse tempo de 1983 a 2009 – minhas atividades profissionais foram meramente acadêmicas, como se pode ver na minha carteira onde não há nenhum registro de atividades.
3) Não há documentos faltantes no meu pedido, como alega o Sr. Mário, como a declaração de próprio punho, pois foi enviada conjuntamente na correspondência de numero SF 59172834 7 BR e recebida po Ruth Siméia, no dia 01/09 do pp.
4) A cobrança para regularização do meus débitos, indevida desde 2012, quando fiz a primeira solicitação peço ser enviada por correio AR. E ao fazer o possível acordo, gostaria de ter a certeza de que não me será cobrado nenhum outro débito, ou seja, que cesse meu vínculo com o Conselho, na data da negociação.
Na última tentativa de obter o definitivo desligamento desse Conselho, peço pronta resposta, caso contrário entrarei com procedimentos legais.
Atenciosamente, http://blog.crb6.org.br/2013/09/
Maria Virginia Moraes de Arana Reg. ES000057/O
No dia 07/12/2014.